Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

EM QUE ANO JESUS NASCEU?


Quando Jesus nasceu, o calendário usado na época era o romano (calendário juliano). O ano 1 desse calendário marcava a data da fundação de Roma. O tempo era marcado com a sigla U.C. (abreviatura de Ab urbe condita, que significa “Desde a fundação da cidade”). Com a queda de Roma em 1203 U.C., que corresponde ao ano 455 d.C., a Igreja deixou de usar esse calendário, surgindo assim a necessidade de um novo marco histórico (calendário gregoriano), a partir do qual os demais acontecimentos seriam datados.  Buscou-se descobrir, então, o ano do nascimento de Jesus Cristo.
No século VI, o monge bizantino Dionísio, o Pequeno, decidiu descobrir o ano em que Jesus nascera. Tomando como ponto de partida a informação de Lucas de que Jesus fora batizado no décimo quinto ano do reinado de Tibério Cézar, contando com cerca de 30 anos de idade (Lucas 3.1.23), Dionísio só precisaria saber a data correspondente do reinado de Tibério de acordo com o calendário romano (calendário juliano). Seus cálculos revelaram a data 783 U.C. Ora, se Jesus tinha cerca de 30 anos no ano 783 U.C., bastaria subtrair 30 de 783, chegando-se ao ano de 753 U.C. Este ano seria o ano 1 da era cristã.
Acontece, porém, que Dionísio errou, pois, de acordo com Flávio Josefo, historiador judeu, o rei Herodes – que havia mandado matar Jesus – morreu no ano 749 U.C. Isso quer dizer que Jesus nascera antes de 749 U.C., provavelmente dois anos antes, ou seja, em 747 U.C., pois Mateus 2.16 registra que Herodes mandou matar todos os meninos de Belém e circunvizinhança até dois anos de idade. Sendo assim, o ano 1 da era cristã deveria recuar no mínimo 6 anos, mas isso não foi feito. Assim, esse erro criou uma informação estranha no nosso calendário: Jesus não nasceu no ano 1, mas no ano 4 ou 6 a.C. (antes de Cristo).
Fonte: Livro MENTIRAS QUE PARECEM VERDADES (Agenor Duque).


Nenhum comentário:

Postar um comentário