Total de visualizações de página

sábado, 27 de dezembro de 2014

Dilma é citada em ação nos EUA contra Petrobrás

O escritório americano Labaton Sucharow, que representa Providence, capital do Estado de Rhode Island, em uma ação contra a Petrobrás e duas de suas subsidiárias, adotou uma estratégia jurídica agressiva: incluiu na ação a presidente Dilma Rousseff e outras 11 autoridades públicas e empresários na condição de "pessoas de interesse da ação".
 
Constam da lista o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o empresário Jorge Gerdau, do grupo Gerdau, e o executivo Fábio Barbosa, presidente do Grupo Abril, todos ex-integrantes do conselho de administração da Petrobrás.
 
O processo nos EUA ajudou a derrubar em mais de 6% as ações da estatal ontem. Ele tem entre os réus a presidente da estatal Graça Foster e um ex-membro do conselho de administração, o empresário Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas.
 
O grupo de 12 pessoas está em outro situação: é citado por ter assinado prospectos que serviram de base para as emissões de títulos de dívida e ADS (American Depositary Share) que são discutidos no processo.
 
Os demais são: Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás; Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Miriam Belchior, ministra do Planejamento; Silas Rondeau e Márcio Zimmermann, ambos ex-ministros de Minas e Energia; Sérgio Quintella, ex-presidente do Tribunal de Contas da União; Marcos Antônio Menezes, do Instituto Brasileiro de Petróleo; e o general Francisco Roberto de Albuquerque. A reportagem tentou contato com todos os citados. Os que responderam até o fechamento da edição não quiseram comentar a ação.
 
Estratégia
 
Segundo advogados ouvidos pelo Estado no Brasil e no exterior, neste condição, os citados não são réus. "Mas, pela lei americana, dependendo do desenrolar da ação, do surgimento de novos fatos, das provas que forem anexados aos autos, o escritório pode pedir ao juiz que elas sejam chamadas a depor ou mesmo transformadas em réus", explicou o advogado americano James Munisteri, sócio especializado em litígios do escritório texano Gardere.
 
Segundo Munisteri, em litígios do gênero "pessoas de interesse da ação" podem virar réus se ficar provado duas circunstâncias: que elas sabiam que as declarações nos prospectos eram falsas ou se agiram com grave negligência, como assinar os papéis sem ler direito.
Na sua avaliação, incluir no processos autoridades tão importantes do Brasil pode ser uma "estratégia de pressão para forçar um acordo".
 
Em entrevista ao Estado, o sócio do Labaton Sucharow, Michael Stocker, responsável pelo caso, disse que "por enquanto" não há planos em transformar as "pessoas de interesse" citadas no processo em réus. Ele ainda afirmou que é "muito cedo, em nossa estratégia de litígio, dizer se essas pessoas serão chamadas a depor". Em um ponto ele disse ter certeza: os valores mínimos das multas a serem aplicadas no caso Petrobrás ficarão na casa de "centenas de milhões de dólares".
 
O valor arrecado pela Petrobrás com os certificados de dívida e as ADS que estão no processo passam de US$ 100 bilhões. Por isso, Munisteri acha que o processo pode colocar o caso entre o maiores já movidos nos EUA, gerando indenizações tão altas quanto as dos casos Enron e Worldcom.
Fonte: O Estadão

sábado, 20 de dezembro de 2014

Rui escala 'time de Wagner' para governar


  • Carol Garcia | GovBA
    Governador eleito anuncia últimos nomes do seu secretariado
Com o anúncio dos 11 nomes que restavam para completar o seu secretariado, o governador eleito, Rui Costa (PT), apontou que metade da sua equipe será formada pelo "time de Wagner". Dos 24 secretários de Rui, 12 estão ou já estiveram no governo de Jaques Wagner.
Nove  secretários apresentados já fazem parte da atual gestão. São eles Manoel Vitório (Fazenda), Osvaldo Barreto (Educação), Eugênio Spengler (Meio Ambiente), Maurício Barbosa (Segurança Pública), Marcus Cavalcanti (Infraestrutura), Edelvino Góes (Administração), Nestor Duarte (Administração Penitenciária), James Correia (Indústria, Comércio e Mineração) e Vera Lúcia Barbosa - que sairá da Secretaria de Políticas paras Mulheres para a Promoção da Igualdade Racial.
Outros três retornam à administração estadual. O vice-governador eleito João Leão (PP), que foi secretário de Infraestrutura de Wagner, será a partir de janeiro secretário de Planejamento. Carlos Martins, que ocupou a Fazenda, comandará a pasta de Desenvolvimento Urbano. E o deputado federal Nelson Pelegrino, que já foi secretário de Justiça, assumirá a pasta  de Turismo.

Pelegrino foi uma espécie de plano B para o Turismo. A pasta ficaria com o PR, mas um racha interno no partido impossibilitou a definição de um nome. "Essa secretaria estava programada para indicação do PR, mas o partido não conseguiu ter unidade para o diálogo com o governo. Aí, tivermos que buscar outra solução", disse Rui.
Além de Pelegrino, cuja ida para o Turismo surpreendeu, outra "novidade" foi a indicação de Jorge Portugal para a Cultura, embora a informação já tivesse sido publicada por A TARDE. "O Albino (Rubim) fez um excepcional trabalho organizativo. Mas acho que a Cultura precisa de alguém que, além de organizar, dê brilho à pasta, principalmente aqui na Bahia. Alguém que 'chegue chegando'", afirmou Rui, ao explicar a escolha. Convidado por Rui ao palco, Portugal cantou um trecho de "A Massa", música de sua autoria, acompanhado pelas palmas dos presentes.
Composição partidária
O maior número de pastas ficou com o PT. Oficialmente, a legenda contabiliza como sua cota partidária cinco secretarias, mas sua participação no governo será maior do que isso. Petista histórico, Carlos Martins, por exemplo, não entra nessa conta, sendo apontado como membro da "cota pessoal" de Rui na composição do secretariado.
A ex-vereadora Olívia Santana foi confirmada na Secretaria de Políticas para as Mulheres, preenchendo a cota do PCdoB, que ficou com duas pastas. Para a Secretaria de Agricultura, o PDT indicou Fernanda Mendonça, prima do deputado federal Félix Mendonça Jr, presidente da sigla na Bahia.  O PDT também ficou com duas secretarias.
Outro primo de Félix, Manoel Mendonça, será secretário de Ciência e Tecnologia, mas o parente não teve influência na indicação. "Só soube depois  que ele era primo de Félix. E, mesmo que soubesse antes, não deixaria de indicar. Ele foi uma escolha pessoal minha, na "cota dos cientistas", que o referendaram", declarou Rui.
Mulheres
Além de Fernanda, outras duas mulheres farão parte do secretariado de Rui: Olívia e Vera Lúcia. Rui comentou as críticas recebidas, inclusive da deputada estadual petista Luiza Maia, pela ausência de mulheres na sua equipe, quando ele anunciou a primeira parte do grupo, na última terça-feira.
"Como diz aquele programa humorístico, não deixaram nem eu molhar o bico. Não esperaram eu concluir", afirmou. Segundo Rui, a responsabilidade por mais mulheres em cargos de poder depende também dos partidos que o apoiam. "Poderia até ter mais mulheres, se eu recebesse mais indicações de mulheres por parte das forças políticas", declarou.
Outros dois nomes anunciados nesta sexta-feira, 19, pelo governador eleito foram Cícero Monteiro, como chefe de gabinete, e Diogo Medrado - filho do deputado federal Marcos Medrado - que permanece como presidente da Bahiatursa. Rui já havia apresentado 13 secretários na última terça.
Governador posa para fotos com os novos secretários (Foto: Carol Garcia | GovBA)

Acompanhe a atualização dos novos titulares das Pastas:

- Secretaria de Turismo: Nelson Pelegrino
- Secretaria de Políticas para Mulheres: Olívia Santana
- Secretaria de Promoção da Igualdade Racial: Vera Lúcia Barbosa
- Secretaria de Agricultura: Fernanda Mendonça
- Secretaria de Cultura: Jorge Portugal
- Secretaria de Desenvolvimento Rural: Jerônimo Rodrigues
- Secretaria de Desenvolvimento Urbano: Carlos Martins
- Casa Civil: Bruno Dauster
- Secretaria de Administração: Edelvino Góes Filho
- Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Manoel Gomes de Mendonça
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico: James Correia
- Bahiatursa: Diogo Medrado
Além destes, saiba quem são os outros secretários da nova gestão, anunciados na última terça:
- Secretaria de Comunicação: André Curvello
- Secretaria da Fazenda: Manoel Vitório
- Secretaria da Saúde: Fábio Villas-Boas
- Secretaria de Segurança Pública: Maurício Barbosa
- Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte: Álvaro Gomes
- Procurador-Geral: Paulo Moreno
- Secretaria de Infraestrutura: Marcus Cavalcanti
- Secretaria do Planejamento: João Leão
- Secretaria de Meio Ambiente: Eugênio Spengler
- Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social: Geraldo Reis
- Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento: Cássio Peixoto
- Secretaria de Relações Institucionais: Josias Gomes
- Secretaria da Educação: Osvaldo Barreto
- Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização: Nestor Duarte

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Calçado indiano com GPS conquista mercado internacional

Desenvolvidos por dois jovens indianos para ajudar pessoas cegas, os sapatos munidos com GPS se tornaram um sucesso enorme no país e devem ser inseridos no mercado internacional com pedidos de compra de 20 países até o momento.
Com palmilhas com conexão Bluetooth que recebem ordens desde um telefone celular no qual é estabelecido o percurso através do Google Maps, os sapatos Lechal, "leve-me contigo" em híndi, abriram um segmento inovador do mercado, ao mesmo tempo que colaboram com organizações de cegos.
Um de seus inventores, Krispian Lawrence, assegurou à Agência Efe que desde seu lançamento ao mercado em setembro, foram recebidos cerca de três mil pedidos de compra, primeiro para a própria Índia e "cada vez mais no exterior".
Este calçado foi patenteado como o primeiro a utilizar este sistema de navegação por satélite através do servidor do Google. Cada sapato vibra, para direita ou para esquerda, para indicar as curvas necessárias no trajeto marcado.
O design é obra de Lawrence e seu parceiro Anirudh Sharma, dois jovens de 30 e 28 anos, respectivamente, formados nos Estados Unidos, onde adquiriram experiência em novas tecnologias e no campo das patentes.
De volta a seu país, ambos fundaram em 2011 no estado de Telangana a empresa tecnológica Ducere Technologies, que conta com 50 empregados com uma média de idade que ronda os 25 anos e cujo produto principal são estes sapatos compatíveis com tecnologias Android, IOS e Windows.
O calçado é vendido acompanhado de baterias e de um carregador universal como os utilizados para recarregar telefones celulares.
"Estamos aumentando as rotas de distribuição" para canalizar a mais países os pedidos recebidos pelo site da empresa, afirmou Lawrence.
Embora sua comercialização tenha ficado evidente entre corredores e ciclistas, o leque de clientes é crescente, explicou o empresário. "Vivemos em um mundo que se guia muito por modas e agora a moda é a tecnologia", disse.
Além de marcar a rota, os aplicativos informáticos utilizados, disponíveis em vários idiomas, permitem também conhecer dados como as calorias consumidas, a distância percorrida e o tempo de percurso.
O preço deste calçado inteligente oscila entre US$ 100 e US$ 150, mas a companhia tecnológica colabora com ONGs como o Instituto do Olho L.V. Prasad de Hyderabad, capital do estado, que podem adquirir o produto por um custo menor.
Os sapatos ajudam pessoas com dificuldades de visão a seguir uma rota, como complemento a outras tecnologias que advertem sobre os obstáculos em seu caminho.
Embora desenhados na Índia, os Lechal são fabricados na China. "Mas vamos transferir a produção para Índia assim que pudermos e já temos estudadas até 14 possíveis localizações para a fábrica", contou Lawrence.
Os sapatos com GPS seguem a saga de invenções em calçado que nos últimos anos se proliferaram. Em 2012, uma empresa dos Estados Unidos, GTX, começou a vender modelos com um localizador por satélite pensados para o acompanhamento de pessoas com Alzheimer que correm o risco de se perder.
Há também dois anos, um artista britânico, Dominic Wilcox, desenvolveu sapatos com um chip no qual é gravado uma rota que depois vai indicando, por meio de luzes led, a direção a seguir no pé direito e a distância restante até o destino no esquerdo.
Wilcox se inspirou em Dorothy e sua travessia em "O mágico de Oz" com sapatos mágicos que o permitiram voltar para casa.
Fonte: A Tarde

Polícia Federal desarticula grupo que fraudava INSS na Bahia



Um grupo criminoso que fraudava benefícios previdenciários na região do município de Jacobina, a 330 km de Salvador, foi desarticulado durante a operação "Walking Dead" pela Polícia Federal e Ministério da Previdência Social na manhã desta quinta-feira, 18. De acordo com estimativa fornecida pelo Ministério da Previdência, o prejuízo sofrido pelo INSS com as fraudes apuradas supera os R$ 700 mil.
Ao longo das investigações, verificou-se que foram concedidas diversas pensões por morte em que os instituidores dos benefícios, que supostamente estariam falecidos, na
realidade se encontravam vivos. A fraude se dava mediante apresentação de documentos falsos perante o INSS, a exemplo de certidões de óbito, certidões de casamento, folhas de pagamento, entre outros.
Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nos municípios de Jacobina/BA, Ourolândia/BA e Umburanas/BA. Nove pessoas estão sendo interrogadas e serão indiciadas pela prática dos crimes de estelionato, falsidade ideológica e falsificação de documento público.
O nome da operação "Walking Dead" faz alusão à expressão de língua inglesa que significa "morto vivo" e também a uma série de TV homônima, onde os mortos voltam à vida.
Fonte: A Tarde

Programa Artigo 5º debate judicialização da saúde



Está na Constituição brasileira: toda lesão ou ameaça a direito deve ser apreciada pelo Poder Judiciário. Cada vez mais, o sistema judicial é acionado para resolver problemas relacionados à saúde como falta de medicamentos ou de leitos em UTI. E quando o Sistema Único de Saúde não tem como atender as demandas, o serviço privado pode ser acionado.
Para falar sobre a solução das demandas de saúde, o programa Artigo 5º recebe o defensor público do Distrito Federal Ramiro Nóbrega Santana. Ele explica que todo tipo de questionamento chega ao sistema judicial. “Desde a mais simples consulta, o mais simples exame, até tratamentos complexos e de urgência chegam ao sistema judicial. Mas o Judiciário só recebe parte delas porque a Defensoria Pública tenta resolver de forma extrajudicial. No Distrito Federal, por exemplo, 75% das demandas são resolvidas desse jeito”, conta.
Denise Vasconcelos, advogada de Direito da Saúde e professora da Universidade Federal do Ceará, também participa do programa. Ela esclarece que caso o SUS não tenha como atender ao pedido do paciente, a Justiça pode determinar que o serviço seja prestado por estabelecimentos particulares. “Pode acontecer de não ter leitos de UTI, não haver profissionais naquele momento para realizar determinado atendimento médico ou cirurgia, como também a pessoa pode ter uma doença rara para a qual não há tratamento adequado na rede pública. Nesses casos, o cidadão demanda o Poder Judiciário, que pode determinar atendimento em instituição privada”, explica.
Fonte: Portal STF

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

ACORDO ORTOGRÁFICO SÓ ENTRARÁ EM VIGOR EM 2016


O "XIQUE-XIQUE E GENTIO DO OURO EM NOTÍCIAS" SEMPRE LHE AJUDANDO A FICAR POR DENTRO DA NOVA ORTOGRAFIA. - AFINAL, ESTE BLOG TAMBÉM É CULTURA!

NÃO DEIXE DE LER ESSA IMPORTANTE MATÉRIA

As novas regras do acordo ortográfico começam a ser obrigatórias no País a partir de 1º de janeiro de 2016. Entretanto, vários brasileiros ainda têm dúvidas sobre como foi o processo, e principalmente, quais são as mudanças ocorridas. O acordo, que visa padronizar a ortografia da língua portuguesa, foi assinado em 1990 entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Na época, o Timor-Leste, que hoje faz parte da CPLP, ainda não era uma nação independente. O país só aderiu ao acordo em 2004, após tornar-se independente.

Cada país ratificou o documento assinado e definiu os prazos para a entrada em vigor do novo acordo. Em Portugal, a reforma foi ratificada e promulgada em 2008 e as novas regras entraram em vigor em maio de 2009, com a previsão de se tornarem obrigatórias em seis anos a partir dessa data.


No Brasil, o acordo foi ratificado em setembro de 2008 e as novas regras já estão em uso, embora em caráter não obrigatório, desde 1º de janeiro de 2009. A princípio, as medidas seriam aplicadas de modo obrigatório a partir de janeiro de 2013, mas o governo brasileiro, após consultas a envolvidos no processo, preferiu dar mais tempo para a implantação.

Alterações. - Com a medida, a língua portuguesa será alterada em 0,8% dos vocábulos no Brasil e 1,3% em Portugal. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as alterações devem facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura.

Confira as mudanças:

Alfabeto. - Hoje tem 23 letras, agora passa a ter 26. O k, w e y voltam ao alfabeto oficial, porque o acordo entende que é um contra-senso haver nomes próprios e abreviaturas com letras que não estavam no alfabeto oficial (caso de kg e km). Além disso, são letras usadas pelo português para nomes indígenas (as línguas indígenas são ágrafas, mas os linguistas estudiosos desses idiomas assim convencionaram). Na prática: nenhuma palavra passa a ser escrita com essas letras - "quilo" não passa a ser "kilo" - por serem "pouco produtivas" ao português.

Somem da ortografia

Trema. - Somem de toda a escrita os dois pontos usados sobre a vogal "u" em algumas palavras, mas apenas da escrita. Assim, em "linguiça", o "ui" continua a ser pronunciado. Exceção: nomes próprios, como Hübner.

Acento diferencial. - Também desaparecem da escrita. Portanto, pelo (por meio de, ou preposição + artigo), pêlo (de cachorro, ou substantivo) e pélo (flexão do verbo pelar) passam a ser escritos da mesma maneira. Exceções: para os verbos pôr e pode - do contrário, seria difícil identificar, pelo contexto, se a frase "o país pode alcançar um grande grau de progresso" está no presente ou no passado.
Acento circunflexo . - Desaparece nas palavras terminadas em êem (terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo de crer, ver, dar...) e em oo (hiato). Caso de crêem, vêem, dêem e de enjôo e vôo.

Acento agudo. - 1 - Nos ditongos abertos éi e ói, ele desaparece da ortografia. Desta forma, "assembléia" e "paranóia" passam a ser assembleia e paranoia. No caso de "apóio", o leitor deverá compreender o contexto em que se insere – em "Eu apoio o canditato Fulano", leia-se "eu apóio", enquanto "Tenho uma mesa de apoio em meu escritório" continua a ser escrito e lido da mesma forma.
2 - Desaparecem no i e no u, após ditongos (união de duas vogais) em palavras com a penúltima sílaba tônica (que é pronunciada com mais força, a paroxítona). Caso de feiúra.

Uso do Hífen

Deixa de existir na língua em apenas dois casos:. - 1 - Quando o segundo elemento começar com s ou r. Estas devem ser duplicadas. Assim, contra-regra passa a ser contrarregra, contra-senso passa a ser contrassenso. Mas há uma exceção: se o prefixo termina em r, tudo fica como está, ou seja, aquela cola super-resistente continua a resistir da mesma forma.

2 - Quando o primeiro elemento termina e o segundo começa com vogal. Ou seja, as rodovias deixam de ser auto-estradas para se tornarem autoestradas e aquela aula fora do ambiente da escola passa a ser uma atividade extraescolar e não mais extra-escolar.

Em Portugal. - Caem o "c" e o "p" mudos, como "óptimo" e "acto". Passam a ser grafadas como o Brasil já fazia. Palavras como "herva" e "húmido" também passam a ser escritas como aqui: erva e úmido.

Aplicativo permite consulta. - A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou um aplicativo gratuito de consulta a ortografia chamado "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp)". Com ele, é possível ter acesso em smartphones e tablets aos quase 400 mil verbetes que já seguem as novas regras previstas no Acordo Ortográfico. É uma solução rápida para tirar dúvidas de como se escreve alguma palavra.

O aplicativo pode ser baixado em dispositivos Android, pelo Google Play, e em dispositivos da Apple, pela App Store. Um dos recursos do aplicativo é o de autocompletar-se. Quando a pessoa começa a digitar uma palavra, automaticamente aparece uma listagem de possíveis resultados na tela, e ela poderá encontrar a exibição do vocábulo antes mesmo de terminar a redação de tal termo. É possível também aumentar a letra, para facilitar a leitura

Wagner é cotado para assumir Petrobras, diz mídia nacional

O governador da Bahia Jaques Wagner é cotado para assumir a Petrobras, de acordo com o jornal Valor Econômico e a revista Exame. Fala-se que o nome de Wagner é o preferido da cúpula do PT para reestruturar a estatal, recentemente envolvida em escândalos de corrupção. De acordo com as reportagens, a avaliação é que o petista teria autoridade para assumir a função.
Após a repercussão da notícia, o presidente estadual do Democratas, José Carlos Aleluia, que faz oposição a Wagner, criticou a possibilidade do governador assumir a Petrobras.  "Wagner foi do conselho que aprovou a compra de Pasadena. Cogitar seu nome é retorno triunfal do grupo que afundou a Petrobras. Essa é a marca da presidente que diz na campanha que vai ser implacável contra corrupção e que no governo faz o oposto: recompensa envolvidos", disse o deputado federal eleito em sua conta no Twitter. http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/jaques-wagner-pode-assumir-petrobras 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Só uma gestão técnica salva a Petrobras



 por
Raul Monteiro
Publicada em 15/12/2014 02:53:48
Evidente que novas revelações sobre o petrolão vão continuar emergindo a cada semana, enlameando ainda mais gente suspeita e até, aparentemente, insuspeita da política e do mundo empresarial. As informações, em caráter de denúncia, que brotam de delações premiadas e outros expedientes, tudo indica, estão ainda longe de açambarcar o verdadeiro tamanho do rombo causado na maior empresa brasileira, que é uma estatal, devido à leniência com que a roubalheira vem sendo tratada e à regularidade - não confundir com normalidade - dos procedimentos ilícitos, ambos reforçados pela convicção da impunidade.
Como corrupção e desperdício na gestão pública andam de mãos juntas, é possível que as projeções mais elevadas que os organismos encarregados da investigação fazem sobre o montante desviado, ao final, revelem-se subestimadas pela dificuldade de se obter de todos os acusados relatos completos do que efetivamente acontecia de forma quase corriqueira na estatal, espraiando-se a partir do primeiro escalão. Neste sentido, a libertação do diretor Renato Duque, por força de uma liminar do ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, permanece como um grande obstáculo, embora não intransponível, à tarefa de desvendar todas as nuances do esquema.
Duque tinha grande poder na estatal, na qual ascendeu ao cargo de diretor queimando todas as etapas da rígida hierarquia organizacional traçada pela área técnica da companhia, numa indicação do então todo-poderoso ministro chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, condenado no processo do mensalão, que muitos consideram, embora já surjam justificadas controvérsias a este respeito, o embrião do amplo e complexo sistema de corrupção, com características nitidamente mafiosas, que se constituiu para dilapidar a empresa mais icônica do patrimônio público nacional.
 Não é por acaso que existem fortes suspeitas de que o mesmíssimo esquema encontra correspondência em vários outros setores em que o Estado brasileiro atua, a exemplo do elétrico, dos segmentos de infraestrutura e dos fundos de pensão, onde seria favorecido pela mesma combinação destrutiva para a sociedade e o Estado, mas ilegalmente edificante para o patrimônio daqueles que o operam com cobertura política, como o que aos poucos vai se tornando público e ganhando maior clareza por conta das investigações da Polícia Federal, do Ministério Público e de um juiz com experiência em casos de desvio de recursos públicos.
 O que não se pode tolerar mais é que, a despeito de toda a sujeira que permanece vindo à tona, indicando que mais ainda está por revelar-se e ampliando a visão sobre a grande rede de tráfico de influência e saque à riqueza do povo que ali se praticava, o governo resista em substituir o atual comando da Petrobras, como se já não estivesse evidente sua falha para ao menos conter as falcatruas que ali se perpetravam. Funcionários de carreira honestos, técnicos, profissionais e preparados na cultura da estatal têm condição plena de substituir os indicados políticos no hercúleo trabalho de tentar reconduzir a Petrobras à luz antes que a inércia a exploda.

Anvisa aprova a distribuição do primeiro 'sal sem sódio' no país

Você já pensou em comer todos os alimentos salgados que gosta sem correr o risco de aumentar sua pressão arterial? Pois é exatamente isso o que a Matrix Health apresenta ao mercado brasileiro ao lançar o primeiro salgante do país, um substituto do sal que não contém sódio.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de sal (cloreto de sódio) recomendado é de dois gramas por dia, podendo-se chegar ao máximo de cinco. Pesquisas mostram que, em geral, o brasileiro consome mais que o dobro do limite, chegando a ingerir 12 gramas de sal diariamente.
O resultado não é difícil prever. Calcula-se que mais de 44 milhões de brasileiros, cerca de 20% da população é hipertensa, necessitando praticar dietas hipossódicas.
“As consequências da chamada pressão alta são muitas, sendo que em casos mais graves o paciente pode vir a ter um infarto do miocárdio, muitas vezes levando-o à morte instantânea”, afirma o sócio diretor da Matrix Health, Nilson Capozzi.
Além das pessoas que sofrem com hipertensão arterial, nota-se que a redução da ingestão de sódio também é bastante desejada pelos que adotam estilos de vida mais saudáveis, os chamados fitness.
“O sódio, entre outros males, provoca inchaço e retenção de líquidos. Quem se preocupa com a saúde e beleza do corpo quer evitar isso”, completa.
O problema é tão grave que em 2012 o Ministério da Saúde e a Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) anunciaram mais uma etapa de um programa para redução de sódio em produtos processados no Brasil, estipulando a diminuição do uso de sal nos caldos, temperos, margarinas e cereais matinais.
Nas etapas anteriores, foram definidas metas de redução de sódio em produtos como massas instantâneas, pães de forma, batatas fritas e biscoitos. A expectativa é que a quantidade de sódio no mercado reduza pelo menos 8,8 mil toneladas até 2020.
Mas a cassada ao sódio acaba de ganhar um novo aliado. Depois de cinco anos de projeto, e algumas tentativas de trazer salgantes importados para o Brasil, a Matrix Health desenvolveu um salgante genuinamente brasileiro.
A pesquisa foi comandada pelo experiente químico e farmacêutico, professor da USP com especialização nos EUA e colaborador de muitas empresas farmacêuticas nacionais e multi nacionais, Massayoshi Yoshida.
O produto foi testado pela Unifesp em ratos normotensos (sem hipertensão arterial) e hipertensos. O resultado é que após sete e dez dias ingerindo a dose equivalente à recomendada para ingestão humana de sal comum, tanto os normotensos como os hipertensos apresentaram aumento da pressão arterial.
Com o Bio Salgente, que é à base de cloreto de potássio, ambos os grupos apresentaram a manutenção da pressão arterial. A tese vai ao encontro do conceito atual da implantação de alimentos que propiciem uma redução da ingestão de sal e terapia não medicamentosa no combate à hipertensão arterial.
O Bio Salgante, que está registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), promete ser uma opção mais saudável tanto para hipertensos quanto para normotensos, certamente mudando o nosso jeito de consumir alimentos salgados.
Com um paladar agradável e extremamente próximo ao do sal, muitas vezes seu uso nem foi percebido em testes cegos. Sua única restrição em relação ao sal comum é que o salgante não deve ser submetido a temperaturas superiores a 180 graus ºC, devendo passar por um processo de cozimento mais brando.
“Ficamos extremamente felizes por conseguir desenvolver um produto tecnicamente tão bom e capaz de auxiliar na manutenção da pressão arterial. Isso certamente garante mais sabor e prazer às pessoas que são obrigadas a manter dietas hipossódicas e àquelas que desejam preservar-se dos malefícios do sal, como a retenção de líquidos e sobrepeso hídrico”, conclui Capozzi.
O Bio Salgante, inicialmente, será encontrado à venda apenas no site www.biosalgante.com.br.
Fonte: Tribuna da Bahia

Governador eleito, Rui Costa será diplomado hoje





 















O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promove hoje a diplomação dos candidatos eleitos, às 15h, no auditório Iemanjá do Centro de Convenções. Serão diplomados o futuro governador, Rui Costa, e seu vice, João Leão, além do senador eleito, Otto Alencar, e seus dois suplentes.

Em seguida, acontece a diplomação dos 39 deputados federais e dos 63 deputados estaduais, por ordem decrescente de votação, além de um suplente por coligação. A diplomação está prevista no artigo 215 do Código Eleitoral e é considerada a última etapa do processo eleitoral, que tem início com as convenções partidárias, passa pelo registro de candidaturas, chegando ao dia da eleição propriamente dita.

O ato, que torna o candidato vencedor apto a tomar posse no cargo, é de competência da Justiça Eleitoral. Após a diplomação, os representantes eleitos do Poder Executivo tomam posse no dia 1º de janeiro de 2015. Já os do Poder Legislativo serão empossados em 1º de fevereiro.