Total de visualizações de página

sábado, 26 de abril de 2014

GENTIO DO OURO RECEBE ESTRADA RECUPERADA, CRECHE E FARMÁCIA DA BAHIA .

A restauração e pavimentação da rodovia BA-160, trecho do entroncamento da BR-330, entre Xique-Xique e o município de Gentio Do Ouro, no Médio São Francisco, beneficiam a população que passa a ter mais segurança no tráfego. A estrada foi entregue nesta quinta-feira (24) pelo governador Jaques Wagner, prefeito Ivonilton Vieira Santos e lideranças políticas do Estado. Com sinalização adequada e asfalto de qualidade, o tempo de viagem foi reduzido à metade. “Antes eu levava quatro horas para chegar a Irecê por causa dos buracos na estrada. Agora são duas horas. A estrada está um tapete e isso facilita muito a vida da gente, que utiliza a via todos os dias”, afirmou o motorista Otaviano Barreto. Com investimento de R$ 16,5 milhões, a restauração dos 54 quilômetros da estrada atende aproximadamente 58 mil pessoas dos municípios de Gentio do Ouro, Xique-Xique, Barra, Itaguaçu e Ipupiara. Segundo o secretário da Infraestrutura, Marcos Cavalcante, foram pavimentados 54 quilômetros da rodovia, entre a BR-330 e o município de Gentio de Ouro. Ele informou que o Governo do Estado já recuperou e pavimentou mais de 7.500 quilômetros de estradas.
Farmácia e Creche:
Ainda no município foi inaugurada a Farmácia da Bahia, que representou investimento de R$ 120 mil, e a Creche Maria da Glória. Segundo o secretário da Saúde, Washington Couto, com a implantação da farmácia, o município terá local adequado para armazenar medicamentos, além de espaço para orientação de um farmacêutico de forma integrada à distribuição dos remédios destinados aos pacientes da rede de saúde da família. Já foram inauguradas nove Farmácias da Bahia e a previsão é chegar a 50. A creche recebeu investimentos do governo federal e vai atender crianças de 1 a 5 anos de idade. “Estou muito feliz com essas inaugurações. Os baianos merecem os investimentos que estamos fazendo na área da saúde, educação e infraestrutura. A estrada, por exemplo, vai dar mais segurança aos motoristas e reduzir o acesso a outras cidades. Estamos fazendo obras em toda a Bahia e tem mais estradas para inaugurarmos”, disse o governador Jaques Wagner.
REPÓRTER GIRLAN BARRETO DA TV GENTIO ENTREVISTA O PREFEITO IVONINTON: https://www.youtube.com/watch?v=snSGho5FIQA&feature=youtu.be

quinta-feira, 24 de abril de 2014

ATAQUE A BANCO EM GENTIO DO OURO PREOCUPA APOSENTADOS E COMERCIANTES

Aposentados e servidores públicos do município de Gentio do Ouro que recebem seus benefícios e salários na agência local do Banco do Brasil estão preocupados. Isso porque, na madrugada de domingo (20), bandidos explodiram três caixas eletrônicos da unidade bancária, o que pode comprometer ou atrasar os pagamentos através dos equipamentos. Comerciantes que fazem suas transações nos caixas também estão preocupados. A  Reportagem  tentou contato com a gerência do banco para falar sobre o assunto, mas não obteve êxito. Quatro bandidos usaram dinamites para explodir os caixas, mas não conseguiram levar dinheiro; o prédio ficou parcialmente destruído. Ninguém foi preso até o momento.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

História de Xique-Xique (BA): O CORREIO E A OMISSÃO DO PROMOTOR DE JUSTIÇA

 
       No ano de 1841, a Câmara de Vereadores de Xique-Xique (BA), era composta pelos seguintes cidadãos: José Rufino de Magalhães; João Rodrigues Covas Sobrinho; Ernesto Augusto da Rocha Medrado; Francisco Antônio da Rocha; Antônio Mendes da Costa; Francisco Netto Martins e Leandro José Rodrigues.
O livro "Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique - História de Chique-Chique", de autoria do pesquisador, historiador e Professor Cassimiro Machado Neto, conta a seguinte história que se passou em Xique-Xique (BA), naquele ano, a qual transcrevemos na íntegra:

                "Solicitada a criação de correios para a Barra
No ano de 1841 a Câmara Municipal de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique havia solicitado ao Presidente da Província da Bahia, Joaquim José Pinheiro de Vasconcelos (26.07.1841-12.08.1844) a criação de um serviço de correios entre Barra e Chique-Chique. 

Câmara denuncia omissão do promotor de justiça
   Na mesma data (1841) comunicara-lhe que o Promotor da Justiça Pública Dr.João José do Rego não estava cumprindo com suas obrigações. E apresentou-lhe uma lista tríplice para a designação de um novo Promotor da Justiça Pública para a vila e município de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique:
       - Pedro Manoel da Silva Albuquerque: proprietário, negociante; boa inteligência e detentor de cinco eleitores da Paróquia;
         -  José Alexandre de Souza: proprietário, negociante e detentor de três eleitores da Paróquia;
         -   José Martins da Rocha: negociante.
 
Novo promotor foi designado
 Posteriormente, o Presidente da Província da Bahia Joaquim José Pinheiro de Vasconcelos (26.07.1841-12.08.1844) comunicou à Câmara Municipal de Senhor do Bonfim e Bom Jesus de Chique-Chique que o nome escolhido fora o de Pedro Manoel da Silva Albuquerque e designado em 17 de dezembro de 1841."
 
 

INCONFIDÊNCIA MINEIRA - TIRADENTES

Tiradentes esquartejado - Pedro Américo - 1893

             Às 2h da manhã do dia 19 de abril de 1792, é pronunciada a sentença do alferes:


  
                                                 Tiradentes, o bode expiatório
                                                                           Laura Pinca 
     Novos estudos históricos apresentam uma inconfidência mineira diferente daquela que nos narram os livros didáticos.
Embora a historiografia oficial considere a inconfidência mineira (1789) como uma grande luta para a libertação do Brasil, o historiador inglês Kenneth Maxwell, autor de "A devassa da devassa" (Rio de Janeiro, Terra e Paz, 2ª ed. 1978.) que esteve recentemente no Brasil, diz que "a conspiração dos mineiros era, basicamente, um movimento de oligarquias, no interesse da oligarquia, sendo o nome do povo invocado apenas como justificativa", e que objetivava, não a independência do Brasil, mas a de Minas Gerais.
     Esses novos estudos apresentam um Tiradentes bem mudado: sem barba, sem liderança e sem glória. Segundo Maxwell, Joaquim José da Silva Xavier não foi senão o "bode expiatório" da conspiração. (op.cit., p. 222) "Na verdade, o alferes provavelmente nunca esteve plenamente a par dos planos e objetivos mais amplos do movimento." (p.216) O que é natural acreditar. Como um simples alferes (o equivalente a tenente, hoje) lideraria coronéis, brigadeiros, padres e desembargadores?
     A Folha de S. Paulo publicou um artigo (21-04-98) no qual se comentam os estudos do historiador carioca Marcos Antônio Correa. Correa defende que Tiradentes não morreu enforcado em 21 de abril de 1792. Ele começou a suspeitar disso quando viu uma lista de presença da Assembléia Nacional francesa de 1793, onde constava a assinatura de um tal Joaquim José da Silva Xavier, cujo estudo grafotécnico permitiu concluir que se tratava da assinatura de Tiradentes. Segundo Correa, um ladrão condenado morreu no lugar de Tiradentes, em troca de ajuda financeira à sua família, oferecida pela maçonaria. Testemunhas da morte de Tiradentes se diziam surpresas, porque o executado aparentava ter menos de 45 anos. Sustenta Correa que Tiradentes teria sido salvo pelo poeta Cruz e Silva (maçom, amigo dos inconfidentes e um dos juízes da Devassa) e embarcado incógnito para Lisboa em agosto de 1792.
     Isso confirma o que havia dito Martim Francisco (irmão de José Bonifácio de Andrada e Silva): que não fora Tiradentes quem morrera enforcado, mas outra pessoa, e que, após o esquartejamento do cadáver, desapareceram com a cabeça, para que não se pudesse identificar o corpo.
"Se dez vidas eu tivesse, dez vidas eu daria pelo Brasil".        
     Como só tinha uma, talvez Tiradentes tenha preferido ficar com ela.

Foto interessante de Xique-Xique (BA): ARTEFATOS DE BARRO


O artesanato em argila sempre foi um tradição dos xiquexiquenses. A margem do rio São Francisco em Xique-Xique (BA) é rica em argila - chamamos de "barro de louça" - e os moradores das inúmeras ilhas do Município sempre se dedicaram à confecção de potes, moringas, panelas, etc.
As lideranças da cidade  bem que poderiam estimular esse tipo de artesanato.

Baixio de Xique-Xique (BA): O PROETO DE IRRIGAÇÃO

       Baixio de Xique-Xique (BA): O PROJETO DE IRRIGAÇÃO 


Tomada d'água no Município de Xique-Xique (BA).

     Informo aos seguidores e leitores deste Blog que a população da cidade de Xique-Xique (BA) não concorda com a denominação de "BAIXIO DE IRECÊ" dada ao Projeto de Irrigação que está sendo implantado no Município de Xique-Xique (BA), local onde estão situados o "BAIXIO" A SER IRRIGADO e a ÁGUA necessários à existência do referido Projeto de Irrigação. 

     Denominá-lo de "BAIXIO DE IRECÊ" é um grande equívoco e, acredito mesmo, que os habitantes da cidade de Irecê (BA) não devam sentir-se confortáveis com essa indevida denominação pois, sabem mais que ninguém, que naquele Município não existe "baixio irrigável" e nem água para irrigação além de ficar a uma distância de mais de 100 km da margem do Rio São Francisco, local da tomada d'água e do canal principal, ambos no Município de Xique-Xique (BA), (fotos). 

    Como acredito não serem eles os autores da equivocada denominação e sim que tenha partido de algum técnico que desconhece a realidade dos fatos, bem que os habitantes da cidade de Irecê poderiam ser parceiros dos Xiquexiquenses nesse pleito de mudança do nome do Projeto para "BAIXIO DE XIQUE-XIQUE", a não ser que queiram compactuar com essa usurpação

Canal principal do Baixio, no Município de Xique-Xique (BA).


Canal Principal no Município de Xique-Xique (BA).

Nova lei reduz tempo de 'nanicos' na TV


A eleição de 2014 deve ser a última na qual os candidatos "nanicos" terão a seu dispor um tempo de propaganda no horário eleitoral desproporcional à importância de seus partidos. O acesso das legendas minúsculas ao chamado palanque eletrônico sofrerá uma redução drástica, de até 67%, graças a uma mudança na legislação - já aprovada, mas cujos prazos de vigência ainda estão em discussão pela Justiça Eleitoral.
Os "nanicos" têm acesso privilegiado à propaganda eleitoral por causa de uma regra na legislação que, até o ano passado, determinava que um terço do horário eleitoral fosse dividido igualmente entre todos os candidatos. Os outros dois terços eram rateados de acordo com o tamanho das bancadas dos partidos ou coligações na Câmara dos Deputados.
A nova regra, porém, determina que apenas 11% do tempo, em vez de 33%, sejam divididos igualmente. Nada menos que 89% do horário eleitoral será rateado proporcionalmente ao peso dos partidos na Câmara.
A mudança na legislação - um dos pontos da chamada "minirreforma eleitoral" aprovada no final de 2013 - atinge especialmente os chamados partidos ideológicos, como PCB, PCO e PSTU, que não conseguem eleger deputados e cujos candidatos à Presidência tiveram menos de 0,1% dos votos em 2010, apesar de dispor de quase 4% do horário de propaganda eleitoral. Se a nova regra estivesse em vigor, essa participação seria de pouco mais de 1%.
Também saem prejudicados os "donos" do PRTB e do PSDC, Levy Fidelix e José Maria Eymael, que já se candidataram a presidente duas e três vezes, respectivamente, e jamais cruzaram o patamar de 0,3% dos votos. Em 2010, cada um deles também teve quase 4% do horário eleitoral à disposição para se promover.
Partidos novos, até que consigam eleger uma bancada significativa na Câmara, também terão acesso mais restrito ao rádio e à televisão. Se Marina Silva viabilizar sua Rede Sustentabilidade e quiser se candidatar à Presidência em 2018, por exemplo, seu tempo de TV será 2/3 inferior ao que obteria se estivesse em vigor a norma antiga.
Isso acontecerá mesmo se deputados eleitos por outros partidos em 2014 migrarem para a Rede quando os "marineiros" obtiverem o número mínimo de assinaturas para oficializar a criação de sua legenda.

Designer prevê que Salvador será cidade submersa até 2100



  • Martin Vargic | Divulgação
    Mapa de Vargic mostra um Brasil diferente até 2100
O nível global do mar subiu 20cm desde 1880 e os cientistas prevêem que pode subir mais 98 centímetros até 2100. O designer gráfico amador da Eslováquia Martin Vargic criou um mapa mostrando o planeta com os níveis do mar em torno de 79m mais altos do que são hoje.
Vargic projeta como a Terra seria se as camadas de gelo que cercam os pólos Norte e Sul derretessem, liberando cinco milhões de quilômetros cúbicos de água nos oceanos do mundo. Embora à primeira vista não pareça muito diferente do mapa do mundo de hoje, olhar mais atento mostra enormes áreas inundadas por água.
Na Amazônia brasileira, por exemplo, toda a bacia do Rio Amazonas seria tomada pela água (veja na reprodução acima) e se transformaria num grande mar. Além disso, diversas cidades litorâneas, como Salvador e Aracaju, desapareceriam ou perderiam grandes áreas. Cidades como Alagoinhas ficariam à beira do mar.
No seu site, Vargic diz que "de acordo com estudos recentes, há gelo suficiente nas calotas polares da Terra para causar um aumento dos níveis do mar de de 80 ou 100m". Segundo o designer, "o resultado de um evento como esse seria catastrófico para a civilização humana e a biosfera da Terra".
Mais de 75 por cento da população mundial vive abaixo dos 100 m acima do nível do mar, incluindo a grande maioria de todas as grandes áreas urbanas. À medida que o aquecimento avança gradualmente, os cientistas prevêem que vamos experimentar mais e mais eventos climáticos extremos.
Fonte: A Tarde

Achado na Bahia primeiro inseto fêmea com pênis


  • Divulgação
    Pênis é usado para "buscar" esperma no corpo do macho
Um inseto fêmea que possui pênis foi descoberto no Brasil, nos estados da Bahia, Minas Gerais e Tocantins, afirmam cientistas japoneses. Segundo eles, está é a primeira vez que um animal fêmea com órgão masculino foi identificado por pesquisadores.
Por outro lado, os insetos machos são penetrados pela fêmea, através de uma abertura semelhante a uma vagina. Durante o processo de acasalamento, que dura de 40 a 70 horas, a fêmea suga esperma e fluidos nutritivos, aproveitando a ocasião para se alimentar.
Quando ocorre a penetração, a parte membranosa do pênis (denominado pelos cientistas de gynosome) infla e cria inúmeros espinhos, que mantêm os dois insetos grudados.
A força do encontro é tamanha que, ao tentarem separar os dois, os pesquisadores acabaram arrancando o abdômen do tórax do macho, sem interferir na união entre os genitais.
Quatro espécies do inseto, pertencente ao gênero Neotrogla, foram encontradas em cavernas da Bahia, Minas Gerais e Tocantins.
A partir de agora, os cientistas pretendem estabelecer uma população saudável desses insetos em laboratório.
Fonte: A Tarde

Jornal britânico cita uso de drones na Amazônia


Municípios brasileiros estão recorrendo aos drones - veículos aéreos não tripulados - para monitorar o avanço do desmatamento na Amazônia e garantir que o novo Código Florestal, aprovado em 2012, seja cumprido.
Uma reportagem da edição online do jornal britânico Financial Times cita o exemplo da cidade de Altamira, no Pará, que já adquiriu um drone e agora aguarda treinamento para operar o equipamento. Em Alta Floresta, no Mato Grosso, a prefeitura pretende poupar R$ 100 mil para adquirir um veículo aéreo não tripulado.
O monitoramento das áreas que devem ser preservados é atualmente feito com trabalho de campo usando câmeras fotográficas e aparelhos de GPS em um "sistema de trabalho intensivo", segundo uma representante do município mato-grossense.
O jornal britânico conversou com um fabricante brasileiro de drones que relatou um "aumento significativo de pedidos" para as máquinas, que custam entre R$ 220 mil e R$ 400 mil. A projeção da empresa é vender entre 24 e 36 unidades neste ano.
Apesar de destacar o uso desse tipo de equipamento por prefeituras na tentativa de preservar a floresta, o texto ressalta que a maior parte da demanda é de "companhias hidrelétricas com o objetivo de monitorar possíveis invasões de propriedade, desmatamento e outros problemas".
Fonte: O Estadão

Polícia apreende quase 50 quilos de drogas em Barreiras


Na maior apreensão de drogas deste ano na cidade de Barreiras, 858 km de Salvador, uma guarnição da Policia Militar localizou 44 kg de maconha prensada, três quilos de cocaína, meio quilo de crack, além de armas e balanças  em uma residência do bairro conhecido como invasão do Salsicha na tarde do domingo, 20.
Nesta segunda-feira, 21, Jaelson Pereira dos Santos, 29 anos, que havia fugido no domingo ao avistar a viatura da PM, se apresentou na delegacia acompanhado de um advogado, assumindo a responsabilidade pela droga e demais objetos. Depois de prestar depoimento ele foi liberado e responderá pela acusação de tráfico em liberdade.
Conforme a ocorrência registrada na delegacia pela equipe da PM, ao passar pela rua Ametista os policiais avistaram um Celta com as portas abertas. O homem que estava no veículo saiu correndo a pé ao ver os policiais, o que chamou a atenção da equipe.
Ao revistarem o carro, eles localizaram uma mochila com dois tabletes de maconha prensada, o que motivou que entrassem também no imóvel. Em um dos quartos encontraram duas malas que estavam com as drogas, R$ 834, duas balanças de precisão, uma espingarda calibre 12, um rifle calibre 22 e uma pistola e materiais para fracionamento das drogas.
Fonte: A Tarde

quinta-feira, 17 de abril de 2014

APOSTA MÍNIMA DA MEGA-SENA VAI AUMENTAR PARA R$ 2,50

O preço da aposta mínima da Mega-Sena, que atualmente custa R$ 2 para seis números, vai aumentar para R$ 2,50 (alta de 25%) a partir de 11 de maio. Uma portaria publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União autoriza a Caixa Econômica Federal a reajustar o valor das apostas da Mega e também da Lotofácil e da Quina. 
De acordo com a portaria, a aposta mínima da Lotofácil, com 15 números, passará de R$ 1,25 para R$ 1,50 (20%) a partir do dia 10 do próximo mês. E a aposta mínima da Quina, com cinco números, aumentará dos atuais R$ 0,75 para R$ 1 (33%) a partir de 11 de maio.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA, RECEBERÁ O PREFEITO DE GENTIO DO OURO

No dia 29 de abril de 2014, o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Eserval Rocha, natural de Gentio do Ouro, receberá o prefeito Ivonilton Vieira Santos, para uma reunião. Na oportunidade o nosso Município fará a doação de um terreno para a construção do Fórum de Gentio do Ouro. Entre outros assuntos a serem tratados, a reunião terá como pauta principal a segurança do município de Gentio do Ouro e também a construção de uma nova delegacia.
O prefeito Ivonilton, como sempre, em busca do melhor para Gentio do Ouro. 

terça-feira, 15 de abril de 2014

AÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA DA COMARCA DE GENTIO DO OURO, DEVOLVE A NATUREZA, ANIMAIS CAPTURADOS ILEGALMENTE.




Através de uma Ação de Busca e Apreensão que corre perante a Vara Crime da Comarca de Gentio do Ouro - Bahia, movida pela Justiça Pública do Estado da Bahia,  nesta terça-feira 15/04/2014, os Oficiais de Justiça  daquela Comarca, Luiz Vital, Cristiano, Josenilza e Eliomaik, acompanhados de policiais de Gentio do Ouro e  Xique-Xique, apreenderam 74 pássaros de várias espécies, tais como: - canários, pintassilgos, pêgas, azulãos bico-de-ferro, estêvãos, dentre outros raros. 

Foram apreendidos também 51 gaiolas, além de armas, encontradas em 04 residências da cidade de Gentio do Ouro. Não houve nenhuma reação por parte dos detentores dos pássaros. Os animais foram removidos e depositados em mãos e poder da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da Prefeitura de Gentio do Ouro, através da Secretária, Srª Neli Torres da Silva. O movimento atraiu a curiosidade de muitos moradores que movimentaram bastante a cidade.

O fato ocorrido foi imediatamente comunicado pelo Juiz da Comarca de Gentio do Ouro, Sr. Fernando Antônio Sales Abreu, à Polícia Ambiental que no dia seguinte, 16/04, vários policiais estiveram na cidade, levando os pássaros apreendidos para a cidade de Lençois - BA, na Chapada Diamantina.

Fonte: Luiz de Maroca

sábado, 12 de abril de 2014

CADELA DÁ LUZ A “CACHORRO HUMANO” E CHOCA POPULAÇÃO



Entre cinco cães que uma cachorra deu cria, nasceu uma criatura com traços humanos. O que chocou a população da cidade de Umbaúba no estado de Sergipe. A semelhança com ser humano é chocante, inclusive pelos detalhes dos membros. Batizado pelos populares, como “Bebê humano”, o filhote estranho da cadela, que nasceu morto, tem pés e mãos humanas e ainda o órgão genital masculino. Os populares ficaram indagando a causa da formação genética da criatura. Se seria, uma anomalia? Mutação genética ou até o resultado de uma relação sexual da cadela com um homem? sucos detox

quarta-feira, 9 de abril de 2014

FAVELA" EM XIQUE-XIQUE (BA)



A"favela" continua crescendo.

Típico barraco da "favela" em Xique-Xique (BA)

Curral de bovinos
   É uma pena o descaso com que as nossas autoridades municipais e estaduais têm tratado a parte do Rio São Francisco que banha a cidade de Xique-Xique (BA).
   Formou-se entre o cais e a margem do rio, exatamente no local onde as embarcações ancoram, uma "favela" que cresce diuturnamente sob os olhares complacentes do Prefeito Municipal e do representante do Ministério Público da Bahia, que tem, entre outras funções, o dever de zelar pela preservação do meio ambiente.
   Além dos barracos de taipa sem nenhuma estrutura sanitária cujos moradores lançam os dejetos e outras sujeiras diretamente nas águas do Rio São Francisco o local, também foi escolhido para a construção de currais de bovinos.
   Quero chamar a atenção da Câmara Municipal, cujos Vereadores são os legítimos representantes do povo. A eles, diretamente, cabe a solução do problema ou através de lei municipal ou via Ação Judicial.
    A ação mais adequada seria a AÇÃO CIVIL PÚBLICA, mas o nosso Promotor de Justiça não está interessado nisso.
     Aguardamos o posicionamento da Câmara de Vereadores como última instância para resolver esse grave problema de saúde pública e preservação do meio ambiente. 

segunda-feira, 7 de abril de 2014


Foto Interessante: CASA DE TAIPA


Esta feliz foto do conterrâneo Cincinato retrata com fidedignidade a típica casa de um vaqueiro em Xique-Xique (BA). É no alpendre da casa onde deixa todo o seu material de trabalho, ao alcance da mão, para a qualquer momento selar o seu cavalo e cair no campo.

Foto: Cincinato Imagens

domingo, 6 de abril de 2014


Evangelho Dominical: RESSURREIÇÃO DE LÁZARO.

EVANGELHO DE SÃO JOÃO 11, 1-45


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo,  1 Lázaro caiu doente em Betânia, onde estavam Maria e sua irmã Marta. 2 Maria era quem ungira o Senhor com o óleo perfumado e lhe enxugara os pés com os seus cabelos. E Lázaro, que estava enfermo, era seu irmão.
3 Suas irmãs mandaram, pois, dizer a Jesus: “Senhor, aquele que tu amas está enfermo”.
4 A estas palavras, disse-lhes Jesus: “Esta enfermidade não causará a morte, mas tem por finalidade a glória de Deus. Por ela será glorificado o Filho de Deus”.
5 Ora, Jesus amava Marta, Maria, sua irmã, e Lázaro.
6 Mas, embora tivesse ouvido que ele estava enfermo, demorou-se ainda dois dias no mesmo lugar.
7 Depois, disse a seus discípulos: “Voltemos para a Judéia”.
8 Mestre, responderam eles, “há pouco os judeus te queriam apedrejar, e voltas para lá?”
9 Jesus respondeu: “Não são doze as horas do dia? Quem caminha de dia não tropeça, porque vê a luz deste mundo.
10 Mas quem anda de noite tropeça, porque lhe falta a luz”.
11 Depois destas palavras, ele acrescentou: “Lázaro, nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo”.
12 Disseram-lhe os seus discípulos: “Senhor, se ele dorme, há de sarar”.
13 Jesus, entretanto, falara da sua morte, mas eles pensavam que falasse do sono como tal.
14 Então Jesus lhes declarou abertamente: “Lázaro morreu.
15 Alegro-me por vossa causa, por não ter estado lá, para que creiais. Mas vamos a ele”.
16 A isso Tomé, chamado Dídimo, disse aos seus condiscípulos: “Vamos também nós, para morrermos com ele”.
17 À chegada de Jesus, já havia quatro dias que Lázaro estava no sepulcro.
18 Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios.
19 Muitos judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela morte de seu irmão.
20 Mal soube Marta da vinda de Jesus, saiu-lhe ao encontro. Maria, porém, estava sentada em casa.
21 Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido!
22 Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá”.
23 Disse-lhe Jesus: “Teu irmão ressurgirá”.
24 Respondeu-lhe Marta: “Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia”.
25 Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.
26 E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto?”
27 Respondeu ela: “Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo”.
28 A essas palavras, ela foi chamar sua irmã Maria, dizendo-lhe baixinho: “O Mestre está aí e te chama”.
29 Apenas ela o ouviu, levantou-se imediatamente e foi ao encontro dele.
30 (Pois Jesus não tinha chegado à aldeia, mas estava ainda naquele lugar onde Marta o tinha encontrado.)
31 Os judeus que estavam com ela em casa, em visita de pêsames, ao verem Maria levantar-se depressa e sair, seguiram-na, crendo que ela ia ao sepulcro para ali chorar.
32 Quando, porém, Maria chegou onde Jesus estava e o viu, lançou-se aos seus pés e disse-lhe: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido!”
33 Ao vê-la chorar assim, como também todos os judeus que a acompanhavam, Jesus ficou intensamente comovido em espírito. E, sob o impulso de profunda emoção,
34 perguntou: “Onde o pusestes?” Responderam-lhe: “Senhor, vinde ver”.
35 Jesus pôs-se a chorar.
36 Observaram por isso os judeus: “Vede como ele o amava!”
37 Mas alguns deles disseram: “Não podia ele, que abriu os olhos do cego de nascença, fazer com que este não morresse?”
38 Tomado, novamente, de profunda emoção, Jesus foi ao sepulcro. Era uma gruta, coberta por uma pedra.
39 Jesus ordenou: “Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, pois há quatro dias que ele está aí”
40 Respondeu-lhe Jesus: “Não te disse eu: Se creres, verás a glória de Deus?” Tiraram, pois, a pedra.
41 Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: “Pai, rendo-te graças, porque me ouviste.
42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que tu me enviaste”.
43 Depois destas palavras, exclamou em alta voz: “Lázaro, vem para fora!”
44 E o morto saiu, tendo os pés e as mãos ligados com faixas, e o rosto coberto por um sudário. Ordenou então Jesus: “Desligai-o e deixai-o ir”.
45 Muitos dos judeus, que tinham vindo a Marta e Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.
Palavra da Salvação
- See more at: http://catedral.org.br/liturgia/joao-111-45-ou-3-7-17-20-27-33-45#sthash.xokWHj7X.dpuf

Recordando as copas: 1966 - INGLATERRA




                  COPA DE 1966
Festa inglesa, com polêmica na final

          A sétima Copa, com 32 jogos e 89 gols,  foi realizada na Inglaterra no ano de 196, ocasião em que a Inglaterra sagrou-se campeã mundial. O jogo final foi realizado contra a  Alemanha Ocidental que perdeu por 4 x 2.
    Pode-se dizer que a Copa da Inglaterra foi um torneio de zebras, embora o mascote tenha sido um Leão – Willie, o primeiro da história dos Mundiais – e o herói tenha sido um cachorro – Pickles, que encontrou a Taça Jules Rimet em um jardim, após o troféu ter sido roubado. Mas foram mesmo os resultados inesperados, popularmente conhecidos como zebras, que apareceram em profusão nos campos britânicos e marcaram a competição.
    Os bicampeões Brasil e Itália, por exemplo, foram eliminados ainda na primeira fase. Os italianos foram derrotados pela Coreia do Norte e desembarcaram em casa sob chuva de tomates atirados pelos irados torcedores. O Brasil, mesmo com Pelé e Garrincha na delegação, não conseguiu mostrar o mesmo futebol das Copas anteriores e também deu adeus mais cedo, depois de ser atropelado pela seleção portuguesa de Eusébio.
     Craque e artilheiro do torneio, com nove gols, Eusébio conseguiu levar Portugal ao terceiro lugar, até hoje a melhor colocação da história dos lusitanos. Outro nome que apareceu durante o Mundial de 1966 foi o do alemão Franz Beckenbauer. Aos 20 anos, o Kaiser começou a encantar o planeta e levou a Alemanha Ocidental à final da competição.
     Havia chegado a vez dos ingleses, os inventores do futebol. Depois de não se interessar pelas primeiras edições da Copa do Mundo, passar vergonha com uma derrota para os Estados Unidos em 1950 e fazer figuração de 1954 a 1962, a seleção britânica aproveitou a vantagem de jogar em casa e, com uma geração de ouro formada por nomes como Bobby Moore, Alan Ball, Geoff Hurst e Bobby Charlton, enfim levantou a taça Jules Rimet.
    Os anfitriões passaram pela Argentina nas quartas de final e contaram com dois gols do craque Bobby Charlton para superar a seleção portuguesa de Eusébio. Mas, na final, um lance polêmico marcou a vitória sobre a Alemanha Ocidental. Geoff Hurst foi o herói do triunfo inglês por 4 x 2 no estádio de Wembley ao marcar três gols na final, dois deles na prorrogação. Hurst detém o recorde de mais gols marcados em uma decisão de Copa do Mundo da FIFA, embora até hoje permaneçam dúvidas quanto à legitimidade do seu segundo gol. A bola bateu no travessão e não teria cruzado a linha, mas o tento foi validado pelo auxiliar Tofik Bakhramov. Emoção nas arquibancadas e festa de norte a sul da Inglaterra.
   Decepção verde e amarela
    Bicampeão do mundo, em 1958 e 1962, o Brasil era favoritíssimo para a Copa da Inglaterra. Ainda mais porque contava com Garrincha e Pelé. E a estreia animou a torcida brasileira. Em Liverpool, terra dos Beatles, Pelé e Garrincha marcaram os gols que garantiram a vitória sobre a Bulgária por 2 x 0. Foi a última vez que os dois jogaram juntos. E o Brasil jamais perdeu com Pelé e Garrincha em campo. Mas, na Copa de 1966, a alegria durou por apenas uma partida.
    Uma entrada violenta que recebeu na estreia tirou Pelé do segundo jogo da seleção brasileira, diante da Hungria. O resultado foi desastroso: 3 x 1 para os húngaros e a primeira derrota brasileira em Copas depois de 13 jogos.
    De volta para a partida contra Portugal, Pelé foi caçado em campo e desapareceu diante do brilho de Eusébio, que marcou duas vezes na vitória de 3 x 1 dos lusitanos. Acabava ali a participação na Copa do time que havia encantado o mundo nos anos anteriores.
 Fonte: FIFA
Seleção Brasileira 1966