Total de visualizações de página

sábado, 30 de junho de 2012

COM CONTAS REJEITADAS, MULHER DE RAIMUNDO VARELA DEVERÁ SER CANDIDATA SOMENTE EM 2014


De acordo com informações do site Subúrbio News, Sheila Varela, mulher do apresentador Raimundo Varela e candidata derrotada a deputada estadual em 2010, quando era do PRB, teria desistido de disputar as eleições para vereadora pelo PMDB. Sheila disse ao Bocão News que prefere falar sobre o assunto na tarde desta sexta-feira (29), após a convenção do PMDB, que está acontecendo no Bahia Café Hall. Nos bastidores é dada como certa a desistência da peemedebista. Uns dizem que é por conta da reprovação das suas contas em 2010 - por unanimidade – pela Justiça Eleitoral, o que impediria seu registro para as eleições deste ano. Outros acreditam que a desistência se dará porque ela está à frente do projeto do site Varela  Notícias.
Quando candidata a deputada estadual, Sheila teve 21.721 votos, sendo 17.000 só em Salvador. Como seria uma grande puxadora de votos para Kertész, até porque seu marido, Varela, tem grande penetração no subúrbio e bairros populares, o Bocão News procurou o deputado federal Lúcio Vieira Lima, presidente regional do PMDB, para saber se a saída da possível candidata de cena traria algum prejuízo aos anseios do partido: “Eu soube da desistência por alguns veículos de comunicação, mas não fui comunicado oficialmente”. Lúcio cogitou motivos para a desistência: “me parece que ela está à frente de um projeto pessoal, um blog, e que não teria tempo para se dedicar”. Ao final, questionado sobre o possível prejuízo à campanha de Mário com a desistência de Sheila, Lúcio foi enfático: “Não traz prejuízo algum. Se por acaso confirmar, outra pessoa será candidata no lugar dela. Ta sobrando candidato”. 



CARTÃO DE CRÉDITO É CAMPEÃO DA INADIMPLÊNCIA E DA TAXA DE JUROS


 Operações com atraso acima de 90 dias somam 29,5% em maio, diz BC. Juro da modalidade, acima de 200% ao ano, é a mais cara do mercado. Números do Banco Central revelam que o cartão de crédito das pessoas físicas é campeão de inadimplência, ou seja, é a linha de crédito que possui o maior percentual de atrasos acima de 90 dias, critério utilizado pela autoridade monetária para calcular as operações inadimplentes. Ao todo, a pesquisa do BC envolve 20 linhas de financiamento, sendo 13 para empresas e 7 para pessoas físicas.
 Dados do BC mostram que, em maio, a taxa de inadimplência nas operações com cartões de 
crédito somou 29,5%, a maior de todas as linhas de crédito calculadas pela instituição. Em segundo lugar, aparece as operações com “export notes”, linhas buscadas por empresas, com 20%, seguida por linhas de refinanciamento de saldo devedor de cheque especial e cartão de crédito - com 19,5% de inadimplência. No caso do cheque especial propriamente dito, e do crédito pessoal para pessoa física, a inadimplência somou 11,3% e 5% em maio deste ano. A taxa média de inadimplência, de todas as modalidades de crédito, totalizou 6% em maio deste ano, segundo o BC, e, no caso das operações com pessoas físicas, somou 8% no mês retrasado. Os dados mostram que a inadimplência com cartão de crédito é quase cinco vezes maior do que a média geral e 3,6 vezes superior à média de todas as operações bancárias com pessoas físicas.
 
Dados da autoridade monetária revelam ainda que as operações com cartão de crédito com atrasos acima de 15 dias, ou seja, sobre os quais já incidem os juros do crédito rotativo, somaram 42% de todas as operações desta modalidade em abril deste ano.
 
Embora os juros bancários já incidam nos atrasos acima de 15 dias no cartão de crédito, o Banco Central informou não considerar, entretanto, estas operações propriamente como “inadimplentes” e, por isso, não pede provisionamento para os bancos (manutenção de recursos em caixa para fazer frente a um eventual calote). A inadimplência vale somente para atrasos acima de três meses, lembra a autoridade monetária.  Segundo a série histórica da autoridade monetária, os atrasos acima de 15 dias, que somaram 42% em maio deste ano, cresceram bastante nos últimos dez anos. Em abril de 2002, por exemplo, estavam em 27%. Com isso, o crescimento foi de 55% neste período. A autoridade monetária, apesar de realizar pesquisa mensalmente sobre várias modalidades de crédito, não faz levantamento sobre os juros do cartão.  Estudo da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostra, porém, que a taxa de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartões de crédito é a mais alta do país. Fonte: Tribuna


PROPAGANDA ELEITORAL NA TV COMEÇA EM AGOSTO E DEVE ESQUENTAR A DISPUTA


A propaganda eleitoral dos candidatos que estão na disputa pela sucessão municipal de 2012 tem início no dia 21 de agosto, 43 dias antes do pleito, e, ocupará, diariamente, 60 minutos da programação do rádio e TV até 4 de outubro. Com a liberação da campanha no rádio e tv, os postulantes aos cargos públicos devem partir com tudo para angariar votos em um meio que, em termos de mídias de divulgação, é ainda o veículo de maior alcance entre a população. Pesquisa do Datafolha, divulgada nas eleições presidenciais de 2010, indica que 65% do eleitorado decide em quem votará a partir do que assiste na televisão. De olho nessa fatia, os candidatos e partidos acabam fazendo alianças que soam esdrúxulas. Em Salvador, os partidos, até mesmo aqueles que não oficializaram a campanha, já começaram a se articular para garantir a adesão de aliados. (AT)

"NÃO ME DEI BEM COM COCAÍNA, DANADA ENTUPIA MEU NARIZ", CONTA BETTY FARIA


  Após revelar que posou nua para comprar armário embutido, Betty Faria, 71, fez outra revelação bombástica à revista "Quem Acontece", na última quarta-feira (27). A atriz contou que já experimentou todos os tipos de drogas, exceto heroína e que é a favor da liberação de duas substâncias ilegais. "Não me dei bem com cocaína, entupia meu nariz. Hoje temos drogas que são um desastre, como o crack e o óxi. Mas sou inteiramente a favor da liberação da maconha e da cocaína", disse a artista.
Longe das novelas desde "Duas Caras", em 2007, devido à polimialgia, - doença autoimune que provoca dor intensa e rigidez nos músculos do pescoço, dos ombros e das ancas - , Betty contou à publicação sobre o sofrimento das dores e a dificuldade de diagnóstico. "Alguns médicos disseram que era polimialgia, outros fibromialgia, outros artrite reumatoide. Teve até quem dissesse que foi macumba. Eram dores fortíssimas. Foram quatro anos tomando cortisona." Recentemente, a atriz assinou um contrato com a rede Globo e participará de "Avenida Brasil" no papel da mãe de Alexia. Fonte Bocão News

ESPANHA E ITÁLIA SE ENFRENTAM NA FINAL DA EUROCOPA 2012


Partida será disputada no próximo domingo (01)
Depois de empatarem em 1 a 1 na primeira fase da Eurocopa 2012, Itália e Espanha já têm novo encontrado marcado: a final da competição, no próximo domingo. E, para chegar até a última partida do torneio, os dois times tiveram que passar por seleções tradicionais e acabaram vivendo situações opostas. Enquanto os espanhóis avançaram sem ter um “homem-gol” definido, já que Fernando Torres não convenceu, os italianos tiveram sua campanha marcada por um camisa 9 bastante polêmico: Mario Balotelli.
É a terceira vez que a Itália vai à final do torneio. Soma um título, em 1968. E agora vai tentar o bicampeonato contra a Espanha, no domingo, na Ucrânia, às 15h45 (de Brasília). A vaga na Copa das Confederações foi alcançada porque os espanhóis já estão garantidos no torneio por conta do título da Copa do Mundo-2010. É também a terceira vez que a Itália elimina a Alemanha na semi de um grande torneio (Copa ou Eurocopa). Antes, levou a melhor nas Copas de 2006 e 1970. Em 1982, ainda faturou o título do Mundial em cima dos alemães.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA NÃO AUTORIZA TÉCNICA DE CIRURGIA BARIÁTRICA PARA TRATAMENTO DE DIABETES OU SÍNDROMES METABÓLICAS


O CFM informa  que não aprovou posicionamento favorável ao uso das técnicas de cirurgia bariátrica para tratamento de diabetes ou síndromes metabólicas, não sendo verdade o uso do nome da entidade em notas publicadas pela imprensa, ressaltando que estes procedimentos aprovados se referem apenas ao tratamento de obesidade mórbida. Eis a nota do CFM:
“1) A entidade nunca se posicionou favoravelmente à realização de cirurgias bariátricas para tratamento de diabetes ou síndrome metabólica, conforme publicado.

2)  Até o momento, o CFM não considera ainda válido cientificamente o uso desta técnica para o tratamento específico destes transtornos.
3) Todos os encaminhamentos aprovados pelo seu plenário se referem à cirurgia bariátrica apenas no tratamento da obesidade mórbida.
4) Os critérios e tipos de cirurgia bariátrica devidamente autorizadas estão expressos nas Resoluções 1.766/2005 e 1.942/2010 – ambas do CFM. O tema tem sido acompanhado permanentemente pelo CFM, com o apoio de sua Câmara Técnica que se dedica ao assunto, sendo que a preocupação maior é assegurar a oferta de tratamentos que impliquem em situações de risco para médicos e pacientes”.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

TCM ENTREGA AO TRE LISTA DE EX-PREFEITOS E VEREADORES COM CONTAS REJEITADAS

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Paulo Maracajá, e o corregedor, Raimundo Moreira, vão se encontrar no dia 5 com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sarah Brito. O objetivo é entregar a lista com nome de ex-prefeitos e vereadores que tiveram contas rejeitadas de 2004 para cá. Esses são potenciais candidatos a fichas-sujas. Essa lista vai causar grande rebuliço no meio político baiano. O número ainda não está definido, mas beira os 700, mas que o dobro dos 280 encaminhados pelo Tribunal de Contas do Estado. Fonte A Tarde

MINISTROS RECEBEM MAIS QUE DILMA E SALÁRIOS SUPERAM O TETO DO FUNCIONALISMO


Ganhos de Miriam Belchior, do Planejamento, e Guido Mantega, da Fazenda, chegam a R$ 43.202,58
A divulgação dos salários do Executivo mostrou a presidente Dilma Rousseff atrás no ranking dos maiores contracheques da Esplanada. Os mais altos são os dos ministros do Planejamento, Miriam Belchior, e da Fazenda, Guido Mantega, que receberam R$ 43.202,58 graças a jetons pagos pela participação em conselhos da Petrobras (R$ 8.232,74) e da Petrobras Distribuidora (R$ 8.246,71). Com as deduções de Previdência e Imposto de Renda (IR), o salário líquido de cada um foi de R$ 36.297,94.
Os valores excedem o teto do funcionalismo, de R$ 26.723,13, valor recebido pela presidente Dilma conforme seu último contracheque. Com os descontos, ela obteve R$ 19.818,49. Outros nove ministros ganharam mais que a presidente, a exemplo de Tereza Campello (Desenvolvimento Social), que auferiu R$ 24.571,39 líquidos, graças a jetom da Petrobras Biocombustível de R$ 4.752,90; e Wagner Bittencourt (Aviação Civil), que ganhou R$ 24.054,49 com os R$ 4.145,49 referentes à participação em reuniões de conselho da Eletrobrás. Os jetons têm sido usados com frequência como instrumentos para turbinar os salários do primeiro escalão do governo. A divulgação dos salários atende à Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor no mês passado e determina a abertura dos dados. As remunerações, apresentadas no Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.gov.br), se referem à folha de pagamentos de maio. Os governo federal divulgou na internet os salários da presidente, seus ministros e mais de 40 mil servidores públicos federais.
Os valores recebidos por pelo menos dez ministros não estão disponíveis. Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), responsável pelo sistema, eles recebem pelos órgãos de origem, aos quais cabe informar os valores. A maioria se licenciou do Senado para assumir vaga na Esplanada, como Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Edison Lobão (Minas e Energia). Fonte Agencia Estado

ESTUDANTE POSA NUA EM BLOG E PROVOCA INDIGNAÇÃO NO EGITO


Tanto conservadores quanto liberais condenaram publicação; nudez é rejeitada pelos egípcios
CAIRO - A estudante universitária de 20 anos Aliaa Magda Elmahdy postou fotos de si mesma nua em seu blog para protestar contra restrições à liberdade de expressão e provocou indignação no Egito, sendo condenada tanto por conservadores como por liberais.
Alguns liberais temiam que a atitude poderia prejudicá-los aos olhos dos muito conservadores antes das eleições parlamentares de 28 de novembro em que eles estão concorrendo com partidos fundamentalistas islâmicos. A nudez é extremamente rejeitada pela sociedade egípcia, mesmo como uma forma de arte.
Aliaa escreveu em seu blog que as fotos - que mostram a ativista de pé usando apenas meias - são "gritos contra uma sociedade de violência, racismo, sexíssimo, assédio sexual e hipocrisia". O blog já teve 1,5 milhão de acessos desde que ela colocou as fotos no início da semana. As informações são da Associated Press, Fonte Agência Estado

BRASILEIROS ESTÃO EM 60% DAS MAIORES EMPRESAS PARAGUAIAS, DIZ CONSULTOR


Para um grupo discreto e crescente de empresários brasileiros, Paraguai não é só o paraíso dos sacoleiros
A imagem do Paraguai que ganhou forma e se consolidou no Brasil é a de um país que vive do agronegócio e da contravenção. É lá que se abastece parte substancial do contrabando "formiga" do Sul e do Sudeste, e é de lá que vêm parte das drogas e armas que são usadas ou transitam pelo país. Para um número bem menor – mas representativo e crescente – de brasileiros, porém, o país é destino de investimentos produtivos.
Lista inclui Petrobras e filial da JBS no país vizinho. Grupo Camargo Corrêa investe cerca de R$ 200 milhões em fábrica de cimento
Os nomes mais citados e conhecidos são os de latifundiários como o catarinense Tranquilo Favero, o “rei da soja” do Paraguai, odiado por trabalhadores sem-terra que nesta semana pintaram seu nome em um boneco enforcado em Ñacunday, no sudeste do Paraguai. Mas inclui também indústrias e grupos tradicionais brasileiros, como Itaú, JBS e Petrobras.
Estudo divulgado na semana passada pela consultoria paraguaia Iseisa, ela própria comandada por um brasileiro, afirma que 60% das 1,2 mil maiores empresas do país têm participação de capital ou gestores brasileiros em cargos decisórios. Colocando de outra forma, são maioria em um universo responsável pela geração de 80% do Produto Interno Bruto (PIB) paraguaio.
Segundo Williams Francisco da Silva, presidente da Iseisa, há também muitos casos de sócios ocultos.“Brasileiros que são os verdadeiros capitalistas, mas que já transferiram a gestão para a segunda ou terceira geração, já nascida ou criada integralmente no Paraguai”, diz o consultor.
Nova onda
A migração de investimentos produtivos brasileiros para o Paraguai não é propriamente recente. Mas tem ganhado novas feições. A partir da construção de Itaipu, na virada da década de 1970 para a de 1980, era marcada por investimentos em terra e na produção de commodities agrícolas, que viabilizaram também pequenos supermercados e oficinas. Agora, vem ganham destaque empresas de comércio, serviços e a indústria.
Com uma rede de 170 postos de combustíveis, a Petrobras é uma das empresas brasileiras de maior visibilidade no Paraguai
Há nomes conhecidos, como o grupo Camargo Corrêa, que está construindo no país uma cimenteira, com investimentos de R$ 200 milhões. Mas a maioria é formada mesmo por empresas com marcas menos famosas, que se instalaram e vêm crescendo sem alarde. “Só neste ano, já demos suporte a instalação de oito”, diz Wagner Enis Weber, diretor geral da Braspar, Centro Empresarial Brasil-Paraguai, criado para dar suporte a empresários brasileiros interesados em investir no país vizinho.

GOVERNO QUER IDADE MÍNIMA PARA APOSENTADORIA DO INSS


Pela fórmula, para se aposentar com o teto do benefício, a soma da idade e do tempo trabalhado deve chegar a 85 anos, no caso de mulheres, e 95 anos, para homens
BRASÍLIA - O governo ainda não desistiu de impor uma idade mínima para as aposentadorias ligadas ao INSS. Em reunião com os líderes de partidos da base no Ministério da Fazenda, interlocutores do governo pediram prazo até o dia 10 de julho para apresentar uma proposta em substituição ao fim do fator previdenciário.
A rodada de negociação foi provocada pela decisão do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), anunciada aos líderes de por o tema no plenário na próxima semana. Os deputados querem votar o projeto que acaba com o fator previdenciário e institui a regra apelidada de 85/95. Essa proposta tem o apoio das centrais sindicais. Por essa fórmula, para se aposentar com o teto do benefício, a soma da idade e do tempo trabalhado deve chegar a 85 anos, no caso de mulheres, e 95 anos, se homem.
O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício que leva em conta o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra faz com que os trabalhadores se aposentem mais tarde para obter o teto da aposentadoria. Na rodada de conversa desta quarta, o governo ponderou sobre a necessidade de instituir uma idade mínima para aposentadoria para valer no futuro, não atingindo os trabalhadores que já estão no mercado, e uma atualização periódica da regra 85/95.
O líder do PDT, André Figueiredo (CE), disse que o governo pretende instituir uma reavaliação dessa fórmula, considerando o aumento da expectativa de vida do trabalhador. "Nós vamos avançar na discussão até o dia 10 de julho e levar a proposta ao plenário no mês de agosto. Vamos votar em agosto independentemente de chegar a um acordo ou não", afirmou Figueiredo. Participaram da reunião com os líderes, os ministros da Fazenda, Guido Mantega, da Previdência, Garibaldi Alves Filho, de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e os secretários-executivos Nelson Barbosa (Fazenda) e Carlos Gabas (Previdência).

sábado, 23 de junho de 2012

VEÍCULO ELÉTRICO DE DOIS LUGARES É SOLUÇÃO ECOLÓGICA PARA AS GRANDES CIDADES


Renault Twizy: solução prática para o trânsito e poluição
Ele não pode ser chamado de um automóvel nem se encaixa perfeitamente na definição de um quadriciclo. O Twizy, veículo elétrico que a Renault começou a vender na Europa, está no Brasil. Trazido como vedete da marca na conferência ambiental Rio+20, o modelo representa a solução dos franceses para o trânsito e a poluição das grandes cidades.
A foto ao lado já dá ideia da dificuldade em explicá-lo. Parece um carrinho saído de filmes de ficção científica, mas é bem real. E simples. Ao planejar o que faria a respeito da tecnologia de veículos elétricos, a Renault optou por lançar quatro modelos. O primeiro é o Fluence Z.E (a sigla significa emissão zero), uma versão 100% elétrica do sedã vendido no Brasil e que o iG avaliou recentemente. Além dele, existe outro modelo adaptado, o Kangoo europeu, na versão de trabalho. E também dois veículos inéditos, criados para esse fim, o hatch compacto Zoe, uma espécie de Clio elétrico, o Twizy.
Foi esse último que o iG conheceu nesta quarta-feira, 20, no Rio de Janeiro, em meio a Rio+20. A ideia, como dissemos, foi usar a tecnologia elétrica num veículo pequeno capaz de ser usado na cidade em trajetos mais curtos – embora ele tenha autonomia de cerca de 100 km e velocidade máxima de 80 km/h.

SAIBA COMO IDENTIFICAR SE O SEU XIXI É SAUDÁVEL E EVITAR INFECÇÃO URINÁRIA


Fazer xixi é uma maneira natural de o corpo se livrar de bactérias e outros organismos que podem ser prejudiciais à saúde. Se eles ficam dentro da uretra ou da bexiga, podem causar infecção urinária. Se o problema se repetir muitas vezes ao longo da vida, algo mais comum em mulheres, pode prejudicar os rins. Muitos pacientes que hoje dependem de hemodiálise ou estão na fila de um transplante tiveram inicialmente infecções urinárias. Além disso, 5% das crianças com perda de urina evoluem para infecções e insuficiência renal.

Para evitar o problema, é importante observar o seu xixi. Ter uma urina descontrolada após os 4 anos de idade é motivo para ir ao médico, já que nessa idade o corpo já deve conseguir se controlar. Fazer xixi muitas vezes por dia, com intervalos de menos de duas horas, também é sinal de preocupação. Em crianças após os 4 anos, perder urina durante à noite ainda é normal, mas, se isso acontece com frequência e ao longo do dia, já é necessário um acompanhamento médico para o tratamento. Uma das soluções é colocar um alarme preso à roupa para acordar a criança e obrigá-la a ir ao banheiro de madrugada.

Já os jovens têm problemas por causa de maus hábitos como a falta de relaxamento suficientemente do esfíncter da uretra, o que impede que parte da urina saia e acabe ficando na bexiga ou retornando aos rins, o que motiva a infecção. Outro hábito ruim é fazer xixi em pé ou, no caso das crianças, sem estar com os pés apoiados no chão. Na hora de passar o papel higiênico, a dica é sempre se limpar de frente para trás. Fora isso, urinar sem privacidade também pode comprometer a eliminação. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, as relações sexuais não causam infecção urinária. O problema está na fricção do ato, que leva bactérias para dentro da uretra e, de lá, para o restante do sistema urinário. Por isso, quanto mais lubrificada estiver a mulher, melhor. Além disso, fazer xixi após a relação pode ajudar, porque ele “lava” a uretra. Outro fator que contribui para a infecção urinária é a prisão de ventre, porque a contração do esfíncter anal é controlada pelo mesmo nervo que coordena o esfíncter da uretra. Ou seja, o esforço para evacuar pode danificar também a uretra e dificultar o relaxamento na hora do xixi. Nos homens após os 50 anos, o aumento de vezes ao urinar pode indicar o crescimento da próstata, que também deve ser investigado. Para combatê-lo, existem medicamentos e, dependendo da causa desse aumento (um câncer, por exemplo), é indicada a operação.

Os tratamentos disponíveis para a infecção urinária de repetição focam principalmente nas mudanças de hábitos e em treinamento para relaxar o esfíncter, com fisioterapia. Em alguns casos, são necessários antibióticos, mas não se devem abusar deles. Isso porque 25% das bactérias já são resistentes aos remédios do grupo das quinolonas, 50% à ampicilina e 50% à sulfa. Fonte G1

PRONTO PARA ESTREAR, MANCINI DIZ QUE TRICOLOR PRECISA "ATROPELAR" ADVERSÁRIOS


Regularizado, Mancini já estreia pelo Esquadrão neste domingo
O homem tá com moral. Chegou, treinou sem contrato, assinou, foi apresentado, recebeu o colete de titular e já vai jogar domingo, às 16h, contra o Figueirense, em Florianópolis. Os dias desta semana têm sido cheios de novidades para o meia Mancini.

“A vontade de jogar, mostrar meu valor e ajudar o Bahia é muito grande”, declarou o jogador ontem, ao ser apresentado oficialmente pelo clube, apesar de já treinar desde terça. Tudo por causa dos procedimentos jurídicos para assinatura do contrato com o Esquadrão, que vai até o fim do ano e já foi registrado pela CBF, dando a ele condição de jogo. Demonstrando muita motivação, o meia citou a tradição do Bahia para impulsionar o time a melhorar sua posição na Série A. Hoje, o Bahia é o 14º na tabela. “A gente sabe que tem que melhorar. O Bahia tem que ser ambicioso e mandar dentro de casa. Atropelar”, opinou o atleta, que destacou a união do elenco.
Aberto
No coletivo, que começou com uma atividade que lembrava handebol, Mancini atuou aberto pela esquerda, no lugar em que Magno jogou contra o Sport, no último domingo. O resto do time foi Lomba, Fabinho, Danny Morais, Lucas Fonseca e Hélder; Fahel, Diones e Jones; Elias e Júnior. O lateral Madson, recuperado de contusão, ficou na equipe reserva. Ávine realizou apenas um treino físico, ao lado de Gabriel e Ciro, já que não participou da atividade de quarta por ter ido ao médico revisar o dedo que havia quebrado. Souza ficou na academia. Hoje tem treino de novo.

MINISTÉRIO DA FAZENDA AGE PARA IMPEDIR FIM DO TETO SALARIAL


Diante das iniciativas que surgem no Congresso voltadas para o aumento de gastos com pessoal, o Ministério da Fazenda conclamou os governadores a convencerem as bancadas de seus estados a não aprovarem esses projetos. Anteontem, o governo ficou preocupado com a aprovação, numa comissão especial da Câmara dos Deputados, de uma proposta de emenda constitucional (PEC) que, na prática, acaba com o teto salarial para o funcionalismo, hoje de R$ 26,7 mil. Outro exemplo que alarma o Planalto são a PEC 300, segundo a qual reformados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros reivindicam o mesmo piso salarial que os servidores das categorias em Brasília, cerca de R$ 7 mil.
A sugestão para que os chefes dos Executivos estaduais intercedam em suas bancadas foi do governador da Bahia, Jaques Wagner. (OG)

JUSTIÇA DETERMINA AOS BANCOS COBRIR OS CHEQUES SEM FUNDOS DOS SEUS CLIENTES


Uma perigosa decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina deverá causar fortes e prolongadas discussões jurídicas entre as instituições financeiras e o Poder JudiciárioA 3ª Câmara de Direito Civil do TJ de Santa Catarina, por unanimidade dos seus integrantes, atribuiu aos Bancos toda a carga sobre o comportamento de seus clientes, obrigando-os a arcar com as despesas geradas pelos correntistas, no caso de emissão de cheque sem fundos pelos mesmos. A apelação foi baseada nas regras do Código de Defesa do Consumidor, equiparando o fornecimento de cheques aos correntistas sem saldo suficiente à relação de consumo, na qual a responsabilidade de averiguação do risco da atividade deve ser da instituição bancária. Na opinião do especialista em direito bancário e presidente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Bancário (IBDConB), Luciano Duarte Peres, a decisão abre jurisprudência para outras apelações e pode modificar a forma de atuação dos bancos em relação a aquisição dos talonários. Para ele, é muito comum a ocorrência de estorno de cheques por falta de saldo, e com a decisão, as instituições financeiras terão que repensar o fornecimento de talonário, pois, a partir do momento no qual os Bancos autorizam os clientes a utilizar os cheques, nada mais justo do que serem obrigados a arcar pelo uso inadequado do direito concedido. As instituições ainda podem recorrer das ações, buscando junto aos correntistas uma forma de cobrir os prejuízos gerados.

JOÃO BACELAR TENTOU VANTAGEM EM LICITAÇÃO DOS CORREIOS


Além de ter negociado emendas ao Orçamento da União, o deputado federal João Carlos Bacelar (PR-BA), controlava os Correios no seu estado e, segundo relatou sua ex-mulher Isabela Suarez em conversa gravada, teria tentado conseguir vantagens em uma licitação de agências da estatal. Na gravação, Isabela afirma que Bacelar desejava comprar agências dos Correios e, para isso, contaria com a ajuda do então diretor da empresa no estado, Jackson Jaques, que havia sido indicado por ele para o cargo. A tarefa de seu nomeado seria informar as agências mais lucrativas para Bacelar investir: “ O superintendente do Correio era indicação do João. Na época, o Correio de fato licitou algumas agências para serem compradas. Como a superintendência era indicação dele, o cara chegaria e facilitaria, apresentaria “essas são as que rendem mais, então entre na licitação nessas e nessas aqui”, afirmou Isabela.(Fonte OG)

domingo, 17 de junho de 2012

GENTIO DO OURO: UM POUCO DA SUA HISTÓRIA

  
      Por força do ato de 09 de julho de 1890, o Município de Gentio do Ouro - BA foi criado com a denominação de Município de Gameleira do Açuruá, desmembrado do Município de Xique-Xique - BA. A sua instalação ocorreu em 09 de dezembro do mesmo ano, em sua sede, Gameleira do Açuruá.
      O novo município ficou sendo constituído pelos Distrito de Gameleira do Açuruá (sede), São José e Lagoa. Hoje o município é composto pelos distritos de Gentio do Ouro (atual sede), Gameleira do Assurruá (atual grafia), Santo Inácio, Itajubaquara, Ibitunane e Pituba.
      A Lei vigente é a de nº 628, de 30 de dezembro de 1953, publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia,m 18 de fevereiro de 1954, a qual estabelece os limites do município.
      O município está localizado na zona fisiológica da Chada Diamantina setentrional, na Microrregião Homogênea 009-Irecê, enquadrado nas regiões de Planejamento 008, Administraa 021 e Econômica 011-Irecê. Sua área territorial é de 3.700 km², com uma população de 10.622 habitantes (Censo/2010) e 8.010 eleitores até abril/2012, segundo TSE. A atual Câmara de Vereadores é composta por 09 vereadores.         
       Foi em Gameleira do Açuruá onde nasceu o Município de Gentio do Ouro, situada ao pé da Serra do Açuruá, fundada ainda no Brasil-Colônia.
      Conta-se que um vaqueiro à procura de reses desaparecidas, se perdeu nas matas do Açuruá. Cansado, subiu em uma árvore e avistou uma baixada próxima, com vegetação verde e sinal de água. Decediu chegar até o brejo e se deparou com uma casa grande abondonada, tomada por ramagens, construção de tijolos, coberta por telhas, portas e janelas de boa madeira. Havia dentro dela um engenho de de cana-de-açucar de madeira, uma casa de farinha e uma dezena de quartos onde abrigavam seus priemiros donos. Logo foi chamada Casa das Antas, devido a grande quantidade de excrementos desses animais, ali encontrada. Ainda dentro dessa casa foi encontrada uma imagem de Nossa Senhora Santana, a qual  passou a ser sua padroeira, cujos festejos acontecem entre 17 (inicio das novenas) e 26 (dia da padroeira) de julho. Dizem que essa imagem se encontra com certa família, na cidade de Bom Jesus da Lapa - BA.
      O primeiro prefeito do município, intitulado Intendente Municipal, foi o Coronel Reginaldo Gomes Lima, membro de uma grande família, senhor de muitas propriedades, chefe político de muito prestígio e bem relacionado com alguns líederes políticos na Capital do Estado, dentres eles o eminente Conselheiro Luiz Viana, que foi Promotor em Xique-Xique, Juiz de Direito, Desembargador e Presidente do Tribunal de Apelação. Elegeu-se Senador e ocupou a Presidência do Senado. Foi eleito, também, Governador da Bahia de 1890 a 1900, sendo o baiano a exercer os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
      Com a nomeação do Tenente Juraci Magalhães para Interventor na Bahia, o Coronel Reginaldo foi desprestigiado.
      Os Decretos Estaduais nº 7.455, de 25 de junho e 7.477, de 08 de julho, ambos de 1931, suprimiram o Município de Gameleira do Açuruá e o decreto nº 8.546, de 15 de julho de 1933 o restaurou, voltando a funcionar em 09 de agosto de 1933. Presume-se que a supressão do município por dois anos se deve ao maquiavelismo do Coronel Renovato Barreto, sogro de João Oliviera Barreto e inimigo declarado do Coronel Reginaldo.
      Através do Decreto-Lei nº 10.724, de 30 de março de 1938, a sede do município foi transferida para Vila de Santo Inácio (presume-se também, por imposição do Coronel Renovato), que passou a denominar-se Município de Santo Inácio do  Açuruá, sendo posteriormente suprida a palavra Açuruá.
      Pela Lei Estadual nº 628 de 30 de dezembro de 1953 e o Ato Municipal nº 52, de 05 de agosto de 1954, a sede do município foi transferida de Santo Inácio para Gentio do Ouro, em 14 de agosto do mesmo ano. Na ocasião era Governador da Bahia Dr. Régis Pacheco e, como Prefeito Municipal, o Sr. Epaminondas Rocha.
      A sede municipal permaneceu em Gameleira do Açuruá por aproximadamente 46 anos. E foram sucessores do Coronel Reginaldo, até 1941, os senhores: Alfredo Sampaio, José Moreira, Adelino Félix, João Oliveira Barreto e Febrônio de Souza. Em 1941 sucedeu a Febrônio, o Sr. Ladislau Reis de Souza (Tenente Santinho), que foi demitido em 1944 por permanecer mais tempo em Gentio do Ouro, sendo sucessivamente ocupada pelo estatísco Hildebrando Ribeiro, Adão Moreira Bastos e Ademar Gomes Paiva. Ainda em 1947 foi eleito, pelo voto direto, o primeiro prefeito, o Sr. Edésio Rocha, que foi sucedido pelos prefeitos: Epaminondas Rocha, Turíbio Celestino Santos, Manoel Vieira Barreto (Neco), José Gomes Bessa (Deba), Edmundo Pereira Bastos (4 vezes), Getúlio Reginaldo Cunha (2 vezes), Edilson Gomes Cunha, José Henrique Rodrigues de Queiroz (2 vezes) e Ivonilton Vieira dos Santos (atual).
  
O atual prefeito municipal é Ivonilton Vieira dos Santos e o vice-prefeito Adenilton Almeida, candidatos à reeleição pelo PSD, escolhidos na convenção realizada em 16 de junho de 2012, com a presença dos deputado federal Edson Pimenta, deputados estaduais Ângelo Coronel, Fabrício, Reinaldo Braga, canditados a prefeito de Uibaí e Lapão, o padre da Paróquia local, pastores das Igrejas Assembleia de Deus e Batista e empresários do município e região, além de uma imensa quantidade pessoas. 
Postado por Luiz de Maroca, 17/06/2012

O bucolismo serrano...
 
PRINCIPAL BALNEÁRIO
ESCORREGA é um lajedo inclinado banhado por um riacho, onde os visitantes escorregam do alto até o poço de água cristalina. Fica a cerca de 8 km da vila por via não asfaltada. Confiras as fotos:

O Escorrega fica próximo à vila de Gameleira do Assuruá

ARQUITETURA

SERRA DO ASSURUÁ

A vila de Gameleira do Assuruá está exatamente defronte à Serra do Assuruá

FORMACÕES ROCHOSAS

Paredão rochoso próximo ao Encantado do Escorrega
 
PRINCIPAIS EVENTOS
Festa de Santana- Nossa Senhora de Santana é a padroeira de Gameleira do Assuruá, comemorado com novenas, missa e finaliza com festa com grupos musicais. De 17 a 26 de julho.
Festa do Bom Jesus- os festejos e cultos do Bom Jesus em 5 e 6 de agosto é comemorado com novenas, missa e festa, inclusive conservando a tradição dos sambas de roda, rodas de São Gonçalo e das chulas.

IGREJA DE SANTANA
No seu altar, em estilo barroco, estão presentes as imagens de Nossa Senhora Santana (padroeira do lugar), Nossa Senhora da Piedade, São Joaquim, São José, Anjo da Guarda, Maria e Jesus. Confira as fotos:
                      
        
                           
Canto dos Festejos do Bom Jesus(5 e 6 de agosto em Gameleira do Assuruá)
Ô viva eri viva
Ô viva eri viva
De louvor ao Bom Jesus
De louvor ao Bom Jesus
No altar desse Senhor
No altar desse Senhor
Tem uma rosa brilhante
Tem uma rosa brilhante
Brilhantes são elas todas
O Bom Jesus é mais galante
O Bom Jesus é mais galante
Vamos minha gente
Vamos minha gente
Que uma noite não é nada
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Se não dormir agora
Dormirei de madrugada
Dormirei de madrugada

Fontes: discruso de Turíbio Celesino dos Santos (1990), site Eco Enigma, IBGE, TSE.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE ESTUDANTES DA UNEB É DESTAQUE NO PAÍS, AFIRMA O CNPQ

Diante da pior estiagem dos últimos anos no estado, o governo da Bahia vai distribuir mais 110 mil cestas básicas. Serão atendidos prioritariamente os 52 últimos municípios que tiveram os seus decretos de emergência reconhecidos pelo governo federal. Segundo o Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, coordenado pela Casa Civil, a definição da quantidade de vales destinada a cada município seguirá os mesmos critérios da primeira etapa de distribuição – realizada entre maio e o início deste mês –, como a quantidade de famílias rurais cadastradas no CadÚnico, o cadastro do governo federal para programas sociais.
Além de atender os 52 municípios, a medida se estenderá aos que já foram beneficiados, mas ainda enfrentam condições críticas. Para isso, serão analisados critérios como o tempo de emergência decretada, o percentual da população afetada e o percentual de famílias rurais no CadÚnico. Assim que os vales forem liberados, cada prefeito deve realizar a retirada na agência do Banco do Brasil do seu município ou na mais próxima e fazer a entrega aos beneficiários com a colaboração da sociedade civil. Cada família deve retirar a cesta básica na Cesta do Povo, da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal). “Temos orientado as prefeituras para que haja o compartilhamento da seleção das famílias beneficiárias com a sociedade civil. Essa orientação está formalizada no termo de adesão dos vales-cesta básica assinado pelos prefeitos”, disse o secretário da Casa Civil, Rui Costa. Serão destinados R$ 7,2 bilhões, custeados pelo Ministério da Integração Nacional, para essa medida emergencial. Na primeira etapa de distribuição de vales, que atendeu 194 municípios, foram investidos R$ 8,4 milhões, beneficiando 130 mil famílias. Fonte: Correio da Bahia

SEM SAIR DE CASA: SITE DO TRE OFERECE PRÉ-ATENDIMENTO E INFORMAÇÕES AO ELEITOR

Site do TRE-BA já segue padrão nacional
Site do TRE-BA já segue padrão nacional

É grande o número de eleitores que precisam do atendimento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), às vésperas de uma eleição. Atualmente, o Estado conta com 9.866.255 eleitores, sendo 1.869.807 só em Salvador*. Foi pensando em facilitar a informação e serviços à população, que o órgão reinaugurou o seu portal no início deste mês. Quem já deu uma olhada ou navegou pelos canais, percebeu que o acesso às notícias ficou mais fácil e que a página ficou "a cara" do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A semelhança é proposital e visa a padronização a ser adotada por todos os TREs do país, que integram o portal corporativo da Justiça Eleitoral. Até o momento, segundo o presidente da Comissão Gestora da Internet e Intranet (Comint) do TRE-BA, Paulo Vieira, só a Bahia e outros nove estados já incorporaram o modelo padrão. Os demais sites dos TREs estão previstos para serem atualizados até o fim do primeiro semestre do ano que vem.
De novidade, o site traz a inclusão dos usuários deficientes visuais, que agora podem acompanhar o endereço pelo canal “Acessibilidade”. As páginas do novo portal são codificadas para serem lidas por programas de acessibilidade para Conteúdo Web. Neste formato, deficientes visuais podem usar um software leitor de tela com sintetizadores de voz.
“Os serviços são os mesmos. A questão foi dar uma identidade visual nova, em que as informações chegarão aos usuários pelo mesmos caminhos, porém mais fáceis, e, pelo canal Acessibilidade, dar mais independência aos deficientes ”, acrescenta Vieira.
E quais são os serviços que o órgão oferece no endereço http://www.tre-ba.jus.br/? O site do TRE-BA funciona especialmente como fornecedor de informações e pré-atendimento. Mas, o cidadão que estiver com a situação eleitoral regularizada, pode realizar alguns serviços sem sair de casa.
É o caso da emissão de Certidões (de crimes eleitorais, filiação partidária, negativa de alistamento e quitação eleitoral). Com a votação em dia, o eleitor tem essas opções sem ter que se dirigir à sede do TRE - na 1ª Avenida do Centro Administrativo da Bahia (CAB), no bairro de Sussuarana -; ou aos cartórios eleitorais e postos de atendimento do TRE-BA (Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou Núcleo de Atendimento Judiciário (NAJ).
Também é possível fazer download do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE). O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência por meio do formulário. Disponível no site, em formatos Doc e PDF, o formulário deve ser preenchido e entregue no dia da votação em qualquer seção eleitoral.
Outro serviço é o de Acompanhamento Processual, em que o internauta pode acompanhar o andamento de processos de toda a Justiça Eleitoral. Basta informar o tribunal, o tipo de pesquisa que deseja realizar e digitar os números do processo.
Pré-atendimento - Em 2009, a Justiça Eleitoral lançou a opção de pré-atendimento aos eleitores brasileiros. O projeto Título Net, segundo informações do site, "permite aos cidadãos iniciarem, pela Internet, requerimentos de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais". Além disso, por meio do sistema, o eleitor pode atualizar as obrigações eleitorais.
Para requerer o título de eleitor ou solicitar os outros serviços do sistema Título Net, o cidadão deve acessar o link ‘Novo Requerimento'. Em seguida, preencher todos os dados solicitados. Depois disto, irá receber um número de protocolo e terá prazo de cinco dias corridos para comparecer a uma unidade da Justiça Eleitoral levando o número do protocolo e os documentos originais e cópias. O requerimento só será concluído com o comparecimento do eleitor ao cartório no prazo determinado. Se o cidadão não comparecer, o procedimento será anulado.
Orientações - Logo que acessa o site, o usuário tem conhecimento dos principais serviços de informações oferecidos ao eleitor. A Carta de Serviços é a primeira opção e nela o cidadão pode conhecer todos os serviços prestados pelo TRE-BA. É quase uma cartilha informativa, porém, com 93 páginas.
Entre muitas explicações, há, por exemplo, todas as informações sobre título eleitoral, deveres e obrigações do eleitor. Leia a carta aqui!

No canal Situação Eleitoral, como o próprio nome diz, o cidadão pode saber qual a situação eleitoral em que se encontra. A pesquisa pode ser por nome ou número do título. Em Título e Local de Votação, com o nome completo do titular e da mãe, e data de nascimento, é possível obter o número do título e seu domicílio eleitoral. Em Informações Úteis, o usuário encontra referências sobre alistamento eleitoral, locais de atendimento ao eleitor e multa eleitoral. O site também oferece a cronologia das eleições ocorridas no Brasil a partir de 1945 (um serviço útil para pesquisadores e estudantes, por exemplo); prestação de contas eleitorais, informações sobre a prestação de contas dos partidos políticos e legislação eleitoral.

TSE - Os mesmos canais e serviços são oferecidos ao eleitor no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (http://www.tse.jus.br/). A diferença é que há informações de âmbito nacional e serviços de maior abrangência. Regras para envio de documentos ao TSE, estatísticas do eleitorado - dados estatísticos do perfil do eleitor brasileiro a partir do Cadastro Nacional de Eleitores -, acesso ao Diário da Justiça Eletrônico, pesquisa sobre prazos de desincompatibilização e afastamentos que devem ser observados pelos candidatos, são algumas das opções. Entre os Serviços Judiciais, o eleitor pode acompanhar despachos e decisões, além de sessões de julgamento. Confira!
*Os dados dos eleitores ainda podem sofrer alterações, pois estão em fase de consolidação pelo TSE, tendo em vista as eleições municipais de Outubro próximoReprodução A Tarde On Line

quinta-feira, 14 de junho de 2012

TEMOS NOVIDADE NA CIDADE!


ORTOPEDISTA AFIRMA QUE DESCANSAR É TÃO IMPORTANTE QUANTO SE EXERCITAR


O primeiro programa da série sobre corridas do Globo News Saúde mostrou como a atividade virou uma febre, destacou o benefício da prática e ressaltou a necessidade de supervisão. O segundo mostra como prevenir o envelhecimento precoce, evitar e tratar as lesões. A dermatologista Renata Domingues deixa claro que conhece os benefícios da corrida, mas faz questão de alertar que o exagero e a falta de alguns cuidados podem custar muito caro.

“Correr não faz mal, pelo contrário. O problema começa quando o exagero acontece. Os benefícios são rápidos e evidentes. Há perda de peso, aumento da sensação de bem estar e os desafios, como as provas, a serem vencidos. Isso tudo estimula muito e o corredor não consegue parar. Aí o corpo sente. Para quem pratica por muitas horas, a perda de peso em determinadas regiões causa flacidez. É fundamental também proteger a pele, que pode ficar envelhecida precocemente devido a exposição prolongada ao sol forte. Usar camisas com tecido especial, protetor solar e boné, chapéu ou viseira é muito importante.

O ortopedista Robson Luiz do Bem recomenda exames prévios e exalta a importância de algo que é tão benéfico quanto o exercício: descansar.

“A primeira coisa que quem quer correr precisa fazer é uma avaliação ortopédica, que pode identificar alguma patologia que indique cuidados especiais ou mesmo indicar outro tipo de exercício. Descansar evita as lesões por treinamento excessivo, que chamamos de ‘overtraining’. Não treinar todos os dias é algo que deve ser respeitado. Usar o tênis correto também”, informa.

O programa também cita Gabito Nunes, corredor e autor de "A Manhã Seguinte Sempre Chega", "Não Sou Mulher de Rosas", e do e-book "O Tudo Que Sobrou". Entre um treino e outro, ele mantém a blog-novel Juliete Nunca Mais, enquanto prepara o primeiro romance, "Ao Norte de Mim Mesmo". Fonte Globo

IVECO PAGA R$ 1,6 MILHÃO POR CAMISA DO CORINTHIANS


Iveco: patrocínio por dois jogos

O Corinthians faturou R$ 1,6 milhão com o patrocínio da Iveco em sua camisa. O acordo vale  para os dois jogos contra o Santos pela semifinal da Copa Libertadores da América.
Desde o fim do contrato com a Hypermarcas, o time, porém, segue sem patrocinador fixo. A ideia era ter um já no início do Brasileirão.
Fonte IG Economia

CARGA TRIBUTÁRIA - A FÁBRICA BRASILEIRA DE DINHEIRO


E o povão achando que só rico pagam impostos neste país, que pobre não paga nada..., e tendo que sustentar ministros, senadores, deputados, funcionários públicos ineficientes, mordomias e corrupções, a tendência é aumentar mais. vejam
ibpt - instituto brasileiro de planejamento tributário

observem o percentual abaixo a relação de produtos que mais pagam impostos.

percentual de tributos sobre o preço final

produto                                                      % tributos/preço final


passagens aéreas
8,65%
transporte aéreo de cargas
8,65%
transporte rod. interestadual passageiros
16,65%
transporte rod. interestadual cargas
21,65%
transp. urbano passag. - metropolitano
22,98%
vassoura
26,25%
conta de água
29,83%
mesa de madeira
30,57%
cadeira de madeira
30,57%
armário de madeira
30,57%
cama de madeira
30,57%
sofá de madeira/plástico
34,50%
bicicleta
34,50%
tapete
34,50%
medicamentos
36%
motocicleta de até 125 cc
44,40%
conta de luz
45,81%
conta de telefone
47,87%
motocicleta acima de 125 cc
49,78%
gasolina
57,03%
cigarro
81,68%

produtos alimentícios básicos

carne bovina
18,63%
frango
17,91%
peixe
18,02%
sal
29,48%
trigo
34,47%
arroz
18,00%
óleo de soja
37,18%
farinha
34,47%
feijão
18,00%
açúcar
40,40%
leite
33,63%
café
36,52%
macarrão
35,20%
margarina
37,18%
margarina
37,18%
molho de tomate
36,66%
ervilha
35,86%
milho verde
37,37%
biscoito
38,50%
chocolate
32,00%
achocolatado
37,84%
ovos
21,79%
frutas
22,98%
álcool
43,28%
detergente
40,50%
saponáceo
40,50%
sabão em barra
40,50%
sabão em pó
42,27%
desinfetante
37,84%
água sanitária
37,84%
esponja de aço
44,35%

produtos básicos de higiene

sabonete
42%
xampu
52,35%
condicionador
47,01%
desodorante
47,25%
aparelho de barbear
41,98%
papel higiênico
40,50%
pasta de dente
42,00%

material escolar

caneta
48,69%
lápis
36,19%
borracha
44,39%
estojo
41,53%
pastas plásticas
41,17%
papel sulfite
38,97%
livros
13,18%
papel
38,97%
agenda
44,39%
mochilas
40,82%
régua
45,85%
pincel
36,90%
tinta plástica
37,42%

bebidas

refresco em pó
38,32%
suco
37,84%
água
45,11%
cerveja
56,00%
cachaça
83,07%
refrigerante

 
47,00%
cd
47,25%
dvd
51,59%
brinquedos
41,98%

louças

pratos
44,76%