Total de visualizações de página

domingo, 29 de abril de 2012

AS "TAPIOQUEIRAS"


As "tapioqueiras" de Xique Xique (BA), são personagens antigas e tradiconais na cidade. Há muitos anos reservaram uma parte da calçada oeste do Mercado Municipal para exporem seus produtos derivados da mandioca.
Nunca tiveram, dentro do Mercado, um local digno e higiênico para colocação da "puba", da tapioca fresca, da cambraia, principais produtos procurados pelos xiquexiquenses.
 Atualmente, mesmo com a deterioração do prédio do Mercado e com a intensa sujeira da referida calçada, é alí que continuam expondo e vendendo.
Com a notícia de que o Poder Municipal está reformando o Mercado Municipal e que em julho próximo entregará ao público, as "tapioqueiras" esperam que lhe seja destinado um "ponto" onde possam vender seus produtos com mais higiene.

ENCHENTE DE 1979: FOTOS INÉDITAS DE XIQUE XIQUE (BA).


 A enchente do Rio Saõ Francisco que atingiu a cidade de Xique Xique (BA), no ano de 1979, só teve paralelo no ano de 1949, quando as águas atingiram um maior volume dentro da cidade.

A foto registrou o Mercado Municipal São Francisco, inaugurado no ano de 1950 pelo Prefeito Municipal Aurélio Gomes de Miranda.

O Mercado, de boa construção, aguentou a pressão das águas e agora, está sendo totalmente restaurado pela atual Adminsitração Municipal, prometendo a entrega para o mês de julho de 2012..
Foto: Afonso

PREFEITO DEFINE NOME PARA DIRETORIA DO SAAE DE XIQUE-XIQUE BA .


 A decisão foi tomada na segunda-feira o prefeito queria alguém sem envolvimento político .

Segundo fontes ligadas ao prefeito Reinaldo Braga Filho, a decisão de nomear um novo diretor administrativo para o SAAE de Xique-Xique, em substituição ao sr. Everaldo Nilo foi tomada ontem, por volta das 18:hs. De acordo com informações não-oficiais, o prefeito queria alguém sem envolvimento político. Com base nessa ótica, foi escolhido para o cargo o nome do sr. Geraldo Marcelino dos Santos, como novo diretor do SAAE .

Geraldo Marcelino chegou a ocupar a gerência do antigo Baneb (atual Bradesco) na cidade de Santa Maria da Vitória. Também trabalhou no Baneb, Agência de Xique-Xique. “Pra mim foi uma boa escolha”, disse a fonte .

FONTE: PAGINA REVISTA .